Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1204
Título: ENSINO SUPERIOR, JUVENTUDE E TRABALHO: ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA E O INTERESSE PELO SABER
Autor(es): MORGADO, Maria Aparecida
BOTELHO, Daniela Mendes Piloni
Palavras-chave: EDUCAÇÃO;JUVENTUDE E INTERESSE PELO SABER
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Resumo: A TEMÁTICA PROPOSTA, ENSINO SUPERIOR, JUVENTUDE E TRABALHO: ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA E O INTERESSE PELO SABER BUSCA CORRELACIONAR O PAPEL DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E DO SABER COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O TRABALHO. TAMBÉM, SE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO INTERFERE NESSE PROCESSO. A BASE DESSA DISCUSSÃO PROCUROU DIALOGAR COM PESQUISAS QUE COLOCAM OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS PELO JOVEM NO ENSINO, EM GERAL, E NO SUPERIOR, EM PARTICULAR. BUSCA-SE PERCEBER NO DECORRER DA PESQUISA, ATRAVÉS DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS E ORAIS, SE, NO ENSINO SUPERIOR, FALAR SOBRE O SABER IMPLICA EM ENTENDER E DISCORRER SOBRE O TRABALHO. COMPREENDER O UNIVERSO JUVENIL, DESTACANDO O INTERESSE PELO SABER, ATRAVÉS DOS PROCESSOS PSICOSSOCIAIS INTERGERACIONAIS, PERMITE MOSTRAR, COMO AFIRMA CARRANO (2003), QUE O JOVEM SÓ É JOVEM NA ?RELAÇÃO COM?. ESTA PESQUISA UTILIZA COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS O GRUPO FOCAL, COM ANÁLISE QUALITATIVA. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, PERCEBE-SE QUE AS PERSPECTIVAS QUE SE DELINEIAM PARA O JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO, SÃO POSSIVELMENTE O FATOR PREDOMINANTE DA SUA RELAÇÃO COM O SABER. AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO UNIVERSO ACADÊMICO OCUPAM UM LUGAR DE DESTAQUE, TANTO NO ASPECTO POSITIVO, COMO NAS LACUNAS E PORTANTO, NAS RELAÇÕES NEGATIVAS OU INESISTENTES QUE OCORREM ENTRE OS PROFESSORES E ALUNOS, INDICANDO ALGUMAS VEZES O INTERESSE OU DESINTERESSE PELO SABER.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1204
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf461.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador