Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1126| Título : | EVASÃO DE ALUNOS DE CURSOS SUPERIORES: FATORES MOTIVACIONAIS E DE CONTEXTO | 
| Autor : | BZUNECK, José Aloyseo MACHADO, Osmar Aparecido  | 
| Palabras clave : | EVASÃO ESCOLAR;MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECA | 
| Fecha de publicación : | 2005 | 
| Editorial : | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA | 
| Resumen : | ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR EM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, FATORES MOTIVACIONAIS E DE CONTEXTO QUE POSSAM INFLUENCIAR NA DECISÃO DO ALUNO DE PERSISTIR OU DESISTIR DO CURSO. PARTICIPARAM DO ESTUDO 171 ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE TRÊS CURSOS SUPERIORES: BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS COM ÊNFASE EM COMÉRCIO EXTERIOR, DE UMA FUNDAÇÃO MUNICIPAL NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI O INVENTÁRIO DE MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS EM CURSOS SUPERIORES, COMPOSTO DE 95 QUESTÕES. QUANTO À MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS, RESULTARAM CINCO FATORES: ORIENTAÇÃO À META APRENDER, ORIENTAÇÃO A METAS EXTRÍNSECAS, AUTOCONCEITO, RESPONSABILIDADE E CRENÇAS DE CONTROLE SOBRE A APRENDIZAGEM E ANSIEDADE, COM ALFA DE CRONBACH ENTRE 0,62 E 0,85. QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS FORAM IDENTIFICADOS TRÊS FATORES, DENOMINADOS DE ESTRATÉGIAS GERAIS I, APLICAÇÃO DE ESFORÇO E ESTRATÉGIAS GERAIS II, COM ALFA DE CRONBACH ENTRE 0,56 E 0,85. NÃO FOI CONFIRMADA, ENTRETANTO, NO CURSO INVESTIGADO, A RELAÇÃO ESPERADA ENTRE O ALTO ÍNDICE DE EVASÃO NO PRIMEIRO ANO COM A MOTIVAÇÃO OU COM O USO DE ESTRATÉGIAS. O ESTUDO, ENFIM, TRAZ CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DE COMO SE PROCESSA A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E DO USO DE ESTRATÉGIAS EM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. CONTUDO, MAIS ESTUDOS PRECISAM SER REALIZADOS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS MOTIVOS PELOS QUAIS OS ALUNOS EVADEM. | 
| Descripción : | BIBLIOTECA CENTRAL - UEL | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1126 | 
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Aparece en las colecciones: | Jovens Universitários | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 753.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador