Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1116
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORAES, Raquel De Almeidapt_BR
dc.contributor.authorSILVEIRA, Ronald Acioli Dapt_BR
dc.coverage.spatialDFpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:08Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:08Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1116-
dc.descriptionBCEpt_BR
dc.description.abstractA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA, EM ESPECIAL A EDUCAÇÃO ONLINE, VEM SENDO ALÇADA À CONDIÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL SOB INSPIRAÇÃO DE TÉCNICOS E FORMULADORES DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS, EM ESPECIAL O BANCO MUNDIAL E A UNESCO. O DISCURSO DA MELHORIA DA QUALIDADE NOS SISTEMAS EDUCATIVOS INFLUENCIA ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE E DOS PROFESSORES E EM CONSTANTES REFORMAS CURRICULARES RECÉM PRODUZIDAS. A QUALIDADE ESTÁ PRESENTE NAS FALAS DE GESTORES NOS TRÊS NÍVEIS DE GOVERNO (MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL), OU MESMO DE POLÍTICOS CANDIDATOS AOS CARGOS LEGISLATIVOS. CONSIDERANDO AS PROPORÇÕES QUE ESSA MODALIDADE EDUCATIVA VEM ATINGINDO, NOSSA PREOCUPAÇÃO COM O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM OBSERVAR AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ACERCA DA AUTONOMIA E DEMOCRACIA, PRESENTES OU NÃO, NESSES ESPAÇOS VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POR ENTENDER QUE A QUALIDADE, PALAVRA POLISSÊMICA, DEPENDE DO GRAU DE AUTONOMIA E DEMOCRACIA QUE ESTES AMBIENTES OFERECEM AOS SEUS ATORES. CONCLUÍMOS O ESTUDO COM A OBSERVAÇÃO DE QUE AS PALAVRAS AUTONOMIA E DEMOCRACIA SÃO UTILIZADAS DE DIFERENTES MANEIRAS E TÊM SIGNIFICADOS DIFERENTES PARA ALUNOS E PROFESSORES. TAL FATO TEM CORRELAÇÃO COM A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PRESENTE NO IMAGINÁRIO DE ALUNOS E PROFESSORES, DEVENDO QUE ESSES EXPLICITEM AO MÁXIMO ESSAS DIFERENÇAS, PARA QUE NA PLURALIDADE DE POSIÇÕES SE ENCONTREM OS CAMINHOS INSTAURADORES DA AUTONOMIA E DA DEMOCRACIA EM UM ENSINO DE QUALIDADE.pt_BR
dc.format.extent741412 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE BRASÍLIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO À DISTÂNCIApt_BR
dc.subjectAUTONOMIApt_BR
dc.subjectDEMOCRACIApt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitáriospt_BR
dc.titleAUTONOMIA E DEMOCRACIA: UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINEpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf724.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools