Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1051| Título: | ECONOMIA DOS SETORES POPULARES: JUVENTUDE E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | 
| Autor(es): | DAMASCENO, Maria Nobre CAVALCANTE, Luciana Matias  | 
| Palavras-chave: | JUVENTUDE;TRABALHO;SOLIDARIEDADE | 
| Data do documento: | 2006 | 
| Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | 
| Resumo: | ESTE ESTUDO DÁ VIDA À JUVENTUDE, ENTENDENDO ESSE SEGMENTO COMO ATORES SOCIAIS E, PORTANTO, CAPAZES DE ATUAR EM SEU ESPAÇO PARA TRANSFORMÁ-LO. INVESTIGUEI SUA INSERÇÃO E PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS DE PRODUÇÃO, ASSOCIAÇÕES, COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO, ALICERÇADOS NO TRABALHO COLETIVO, COOPERADO E NA AUTOGESTÃO. PROCUREI DESVELAR NÃO APENAS AS PERSPECTIVAS DE TRABALHO E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS A ESSE TRABALHO PELOS JOVENS, MAS MEDIANTE SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO, BUSQUEI IDENTIFICAR ELEMENTOS PRODUZIDOS NESSAS EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUÍSSEM PARA UMA PRODUÇÃO SOCIAL MAIOR ? OS SABERES E APRENDIZADOS SIGNIFICATIVOS NA LUTA DAS CAMADAS POPULARES, NUMA PERSPECTIVA DE CONTRA-CULTURA, DE EDUCAÇÃO POPULAR. O CAMINHO PERCORRIDO PARA ELABORAÇÃO DESSE ESTUDO SITUA-SE NA UNIDADE ENTRE DIÁLOGO, REFLEXÃO E APROFUNDAMENTO TEÓRICO, NUMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE INSERÇÃO NOS GRUPOS, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO E, AINDA, A UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA, DA MÚSICA E DO VÍDEO COMO ELEMENTOS IMPULSIONADORES DE EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE. ESSE CAMINHAR DA PESQUISA FUNDA-SE NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DO TIPO ETNOGRÁFICO, QUE ENFATIZA A TENTATIVA DE COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE FORMAM O UNIVERSO CULTURAL, CONCEITUAL DOS PARTICIPANTES. OS ACHADOS REVELAM QUE ESSES GRUPOS, PRODUTORES DE CONTRA-CULTURA, SITUAM-SE NUM PATAMAR DE EXPLORAÇÃO E REPRODUÇÃO CAPITALISTA PELA INTERAÇÃO COM O MERCADO ORGANIZADO POR ESSE SISTEMA, MAS AO MESMO TEMPO COLABORAM NA PRODUÇÃO DE SABERES QUE, ALIADOS A UMA ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA, PELA INTERAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PODE CONTRIBUIR NA ESFERA DA CONTRA-HEGEMONIA. | 
| Descrição: | HUMANIDADES-UFC | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1051 | 
| Outros identificadores: | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Aparece nas coleções: | Juventude e Trabalho | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| tese.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador