Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1024| Título: | ALFABETIZAR E QUALIFICAR O ORELHA-SECA E O MEIA-COLHER: UM DESAFIO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL | 
| Autor(es): | MOTTA, Manoel Francisco De Vasconcelos PELISSARI, Neiva Terezinha  | 
| Palavras-chave: | JOVENS TRABALHADORES;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 
| Data do documento: | 2006 | 
| Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO | 
| Resumo: | A CONSTRUÇÃO CIVIL É CONHECIDA COMO O SETOR DA ECONOMIA BRASILEIRA QUE EMPREGA O MAIOR NÚMERO DE TRABALHADORES ANALFABETOS OU SEMI-ANALFABETOS E COM POUCA OU NENHUMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. O PRESENTE ESTUDO SE DÁ COM OS JOVENS TRABALHADORES QUE DESEMPENHAM FUNÇÕES QUE NÃO NECESSITA DE NENHUMA QUALIFICAÇÃO. SÃO OS SERVENTES E AJUDANTES CONHECIDOS DENTRO DO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, COMO ORELHA-SECA E O MEIA-COLHER, QUE PARTICIPARAM DE PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA. O OBJETIVO DO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR COMO ESSES JOVENS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL LIDARAM COM OS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO OFERECIDOS PELA EMPRESA CONSTRUTORA. UM DOS OBJETIVOS DECLARADO DA EMPRESA EM INVESTIR EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS É A OBTENÇÃO DAS CERIFICAÇÕES ISO?S 9000 E PBPQ-H. DE NATUREZA QUALITATIVA A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM ENTENDIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO POPULAR E A PREPARAÇÃO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. O ESTUDO DEMONSTROU QUE OS JOVENS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL HABITUALMENTE PARTICIPAM DO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO NA EMPRESA. NA CONCLUSÃO DESTE TRABALHO PODEREMOS VERIFICAR A IMPORTÂNCIA QUE ESTES TRABALHADORES TEM NO PROCESSO PRODUTIVO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E QUE EXISTE CONTRADIÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS ENTRE OS INTERESSES DA EMPRESA E DOS TRABALHADORES. | 
| Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1024 | 
| Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO  | 
| Aparece nas coleções: | Juventude e Trabalho | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 597.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador