Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1024| Título : | ALFABETIZAR E QUALIFICAR O ORELHA-SECA E O MEIA-COLHER: UM DESAFIO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL |
| Autor : | MOTTA, Manoel Francisco De Vasconcelos PELISSARI, Neiva Terezinha |
| Palabras clave : | JOVENS TRABALHADORES;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
| Fecha de publicación : | 2006 |
| Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO |
| Resumen : | A CONSTRUÇÃO CIVIL É CONHECIDA COMO O SETOR DA ECONOMIA BRASILEIRA QUE EMPREGA O MAIOR NÚMERO DE TRABALHADORES ANALFABETOS OU SEMI-ANALFABETOS E COM POUCA OU NENHUMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. O PRESENTE ESTUDO SE DÁ COM OS JOVENS TRABALHADORES QUE DESEMPENHAM FUNÇÕES QUE NÃO NECESSITA DE NENHUMA QUALIFICAÇÃO. SÃO OS SERVENTES E AJUDANTES CONHECIDOS DENTRO DO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, COMO ORELHA-SECA E O MEIA-COLHER, QUE PARTICIPARAM DE PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA. O OBJETIVO DO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR COMO ESSES JOVENS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL LIDARAM COM OS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO OFERECIDOS PELA EMPRESA CONSTRUTORA. UM DOS OBJETIVOS DECLARADO DA EMPRESA EM INVESTIR EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS É A OBTENÇÃO DAS CERIFICAÇÕES ISO?S 9000 E PBPQ-H. DE NATUREZA QUALITATIVA A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM ENTENDIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO POPULAR E A PREPARAÇÃO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. O ESTUDO DEMONSTROU QUE OS JOVENS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL HABITUALMENTE PARTICIPAM DO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO NA EMPRESA. NA CONCLUSÃO DESTE TRABALHO PODEREMOS VERIFICAR A IMPORTÂNCIA QUE ESTES TRABALHADORES TEM NO PROCESSO PRODUTIVO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E QUE EXISTE CONTRADIÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS ENTRE OS INTERESSES DA EMPRESA E DOS TRABALHADORES. |
| Descripción : | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT |
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1024 |
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
| Aparece en las colecciones: | Juventude e Trabalho |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 597.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador