Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDORNELES, Malvina do Amaralen
dc.contributor.authorFEITOSA, Debora Alves-
dc.date.accessioned2008-06-02T20:39:57Z-
dc.date.available2008-06-02T20:39:57Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationFEITOSA, Debora Alves. Cuidado e sustentação da vida: a interface da educação popular no cotidiano de mulheres recicladoras. 2005. 164f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. Porto Alegre. Orientador(a): Malvina do Amaral Dorneles.en
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/464-
dc.descriptionBiblioteca Setorial de Educaçãoen
dc.description.abstractA Tese se propôs descrever o cotidiano de um galpão de separação de resíduos sólidos urbanos, apresentando as ações e as relações entre os sujeitos, compreendidas como atitudes de cuidado. A investigação foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, descrevendo como o grupo investigado estabelece em seu interior relações sociais, relações de trabalho e relações de gênero. A descrição do Cotidiano do Galpão Rubem Berta mostrou como este grupo se organiza, mostrou como se manifestam as atitudes de Cuidado entre as mulheres e de que modo esta dimensão pode ser percebida na atividade que realizam. Como resultado, foi possível afirmar que a Educação Popular é uma interface do universo do Galpão, um espaço mediador de aprendizagens e de construção de saberes, sistematizados a partir da convivência e visibilizados nas relações e nas ações das mulheres recicladoras. A fundamentação teórica é realizada a partir de Michel Maffesoli, Georg Simmel, Martin Heidegger, Carlos Rodrigues Brandão, dentre outros autores, que favorecem a compreensão desse grupo desde uma perspectiva que valoriza a efervescência e a vitalidade nas relações sociais. Trata-se, portanto, de uma abordagem teórica que se aproxima e se reconcilia com a vida, tendo-a como uma obra de arte em criação permanente.en
dc.format.extent932703 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARen
dc.subjectGÊNEROen
dc.subjectMULHERESen
dc.titleCuidado e sustentação da vida: a interface da educação popular no cotidiano de mulheres recicladorasen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação e Gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Debora_Alves_Feitosa.pdf910.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools