Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2232
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | XAVIER, Rosely Perez | pt_BR |
dc.contributor.author | PINHEIRO, Karen Mendonça | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-18T23:56:47Z | - |
dc.date.available | 2009-03-18T23:56:47Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2232 | - |
dc.description | B.U. | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA PEQUISA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, PRETENDE INVESTIGAR COMO O CONHECIMENTO SE CONSTRÓI NA INTERAÇÃO ENTRE SEIS ESTUDANTES DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, TRÊS DE UMA ESCOLA PARTICULAR, LOCALIZADA NA CIDADE DE CURITIBA (PR), E TRÊS DE OUTRA ESCOLA PARTICULAR, LOCALIZADA NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS (SC), INTERAGINDO EM UMA SALA DE BATE PAPO DA INTERNET SOBRE O TEMA ORIENTAÇÃO SEXUAL. VISA AINDA ANALISAR A VIABILIDADE DESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NAS EXTENSÕES DE SALA DE AULA NA TENTATIVA DE APROXIMAR O VIRTUAL E O PRESENCIAL E ABRIR NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DO PROFESSOR E PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O FOCO PROPOSTO PARA A ANÁLISE FOI DIRECIONADO AO TIPO DE INFORMAÇÃO QUE OS ALUNOS COMPARTILHAM E A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NESSA INTERAÇÃO; AO TRATAMENTO DADO À SEXUALIDADE; A COMO AS MÁXIMAS OU PRINCÍPIOS CONVERSACIONAIS COOPERATIVOS MANIFESTAM-SE NO DISCURSO DOS INTERAGENTES E, POR ÚLTIMO, À AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA. OS DADOS FORAM ANALISADOS A LUZ DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY E DOS PRINCÍPIOS COOPERATIVOS PROPOSTOS POR GRICE. OS RESULTADOS SUGEREM QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALAS DE BATE PAPO É PROPORCIONADA PELA POSSIBILIDADE DO INTERAGENTE REFLETIR SOBRE OS PRÓPRIOS PENSAMENTOS E OPINIÕES COM BASE NAS INFORMAÇÕES COMPARTILHADAS POR OUTROS INTERAGENTES. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OCORRE ATRAVÉS DA INTERAÇÃO MÚTUA QUE PROPORCIONA DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE NOVOS CONCEITOS. | pt_BR |
dc.format.extent | 436288 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | pt_BR |
dc.subject | APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject | COMPUTADOR | pt_BR |
dc.subject | AMBIENTE VIRTUAL | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, MÍDIA E TIC | pt_BR |
dc.subject.other | MÍDIA - Apropriações, usos e representações | pt_BR |
dc.title | A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MEIO VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DO ENSINO BÁSICO INTERAGINDO SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools