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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2211
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | CAMPOS, Rogerio Cunha De | pt_BR |
dc.contributor.author | LIMA, Nádia Laguárdia De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-18T23:56:42Z | - |
dc.date.available | 2009-03-18T23:56:42Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2211 | - |
dc.description | BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO BUSCOU INVESTIGAR A EXISTÊNCIA DO FASCINIO PELA VIRTUALIDADE, AS SUAS CAUSAS, BEM COMO OS SEUS EFEITOS SUBJETIVOS. PARA ISTO, UTILIZOU-SE DE RECURSOS DA TEORIA PSICANALÍTICA SOBRE A FUNÇÃO DA IMAGEM NA SUBJETIVIDADE, DE QUESTIONÁRIOS ENVIADOS A USUÁRIOS DA INTERNET, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E OBSERVAÇÕES DE JOVENS EM INTERAÇÃO COM OS JOGOS ELETRÕNICOS. A ANÁLISE DOS DADOS CONFIRMOU A EXISTÊNCIA DE UM FASCÍNIO PELA INTERNET E TAMBÉM A BUSCA DA VIRTUALIDADE COMO FORMA DE SE REFUGIAR DAS DIFICULDADES SOCIAIS, COMO RECURSO TERAPÊUTICO, COMO EXERCÍCIO LIBERADOR E COMO CAMPO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. O ESTUDO TEÓRICO SOBRE A FUNÇÃO DA IMAGEM NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA REVELOU QUE O FASCÍNIO ESTÁ RELACIONADO PRINCIPALMENTE AO PODER ESTRUTURANTE E IDENTIFICATÓRIO DA IMAGEM. A MULTIPLICIDADE DE IMAGENS NA CONTEMPORANEIDADE E ACREENTE VIRTUALIDADE TECNOLÓGICA TÊM PROMOVIDO A EXPANSÃO DO REGISTRO IMAGINÁRIO DA SUBJETIVIDADE, COM TODOS OS SEUS EFEITOS: PERDA DA DIMENSÃO SIMBÓLICA, QUE SE TRADUZ EM TERMOS DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS E NAS INTERAÇÕES VIRTUAIS; BUSCA PELO PRAZER, IMEDIATO E UM DESINTERESSE PELAS ATIVIDADES QUE EXIGEM UM ESFORÇO OU ADIAMENTE DE SAFISTAÇÃO; SOLUÇÕES FÁCEIS; CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS SOCIAIS MENOS FRUSTANTES E A ILUSÃO DE SE TER "TUDO" NUM EXTREMO ESSA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL PODE LEVAR A UMA POSIÇÃO DE ALIENAÇÃO Á IMAGEM FASCINANTE, COM A CONSEQUENTE PERDA REFLEXIVA E CRÍTICA DO PENSAMENTO. | pt_BR |
dc.format.extent | 681915 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | CIBERESPAÇO | pt_BR |
dc.subject | ALIENAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, MÍDIA E TIC | pt_BR |
dc.subject.other | MÍDIA - Apropriações, usos e representações | pt_BR |
dc.title | FASCÍNIO E ALIENAÇÃO NO CIBERESPAÇO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação |
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