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dc.contributor.advisorVIEIRA, Jarbas Santospt_BR
dc.contributor.authorNEBEL, Marita Zorzollipt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:40:20Z-
dc.date.available2009-03-14T18:40:20Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2097-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DO CAMPUS DAS CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.description.abstractNESTA DISSERTAÇÃO DISCUTO COMO AS IDENTIDADES SURDAS VÊM SENDO CONSTRUÍDAS PELA EXPERIÊNCIA DA INCLUSÃO NO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE - RS, PROBLEMATIZANDO OS EFEITOS DA POLÍTICA INCLUSIVA SOBRE OITO ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO E CURSO NORMAL E DISCUTINDO OS IMPACTOS DESSA POLÍTICA NA CONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES. PARA TANTO, UTILIZEI AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO FOUCAULT, HALL, SILVA, LARROSA, SKLIAR, CORAZZA, PERLIN, EWALD E WOODWARD ENTRE OUTROS. ESTUDAR OS ALUNOS SURDOS SIGNIFICOU TRAZER PARA ESSA DISCUSSÃO UM POUCO DA HISTÓRIA GERAL DOS SURDOS E DA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DE MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICOS, CONSIDERANDO QUE OS FATOS TRANSCRITOS ATRAVÉS DO TEMPO INTERFEREM NO PRESENTE E NO FUTURO DOS SURDOS. PROPONHO UMA DISCUSSÃO EM TORNO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUESTÃO DA INCLUSÃO, PASSANDO PELA VISÃO DA ESCOLA ESPECIAL EM QUE ESTIVERAM INSERIDOS OS SURDOS DESTA PESQUISA, CULMINANDO NUMA REFLEXÃO SOBRE OS DILEMAS VIVIDOS PELA ESCOLA. FAÇO UMA ANÁLISE ATENCIOSA NO QUE DIZ RESPEITO ÀS RELAÇÕES DE PODER E A RELAÇÃO COM AS DIFERENÇAS NUMA VISÃO MULTICULTURAL, ENTENDENDO QUE AS IDENTIDADES SÃO CONSTRUÍDAS E MODIFICADAS NO CONTATO COM OUTRAS PESSOAS. PARA TANTO, USEI O MÉTODO QUALITATIVO. O PRÓPRIO COLÉGIO SERVIU DE CENÁRIO PARA A INVESTIGAÇÃO INICIADA EM MEADOS DE 2005. TRÊS ENCONTROS FORAM ORGANIZADOS COM A UTILIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E FILMAGEM, RECURSOS QUE POSSIBILITARAM REFLETIR, ANALISAR E ELABORAR PROPOSIÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SURDAS NA ESCOLA OUVINTE. TAMBÉM PARTICIPOU DOS ENCONTROS, A INTÉRPRETE DE LIBRAS. OS ALUNOS NARRARAM SUAS IMPRESSÕES A RESPEITO DA ESCOLA, DA INCLUSÃO, DOS PROFESSORES, DOS COLEGAS, DAS DISCIPLINAS, DAS IDENTIDADES, DA CULTURA SURDA, DA LÍNGUA NATURAL DOS SURDOS. DAS MUDANÇAS, CONQUISTAS E DIFICULDADES FIZERAM UMA ANÁLISE CRÍTICA BASEADA NOS RESULTADOS E EFEITOS DE SUAS INTERVENÇÕES NAS ATIVIDADES DO COLÉGIO. O MEU OLHAR PARA AS ALTERIDADES SURDAS BUSCOU NAS NARRATIVAS DOS SURDOS, OS DADOS PARA SEREM ANALISADOS E INTERPRETADOS. PALAVRAS-CHAVE: IDENTIDADES SURDAS; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; RELAÇÕES DE PODER; A RELAÇÃO COM AS DIFERENÇAS.pt_BR
dc.format.extent1583888 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTASpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO PARA SURDOSpt_BR
dc.subjectIDENTIDADEpt_BR
dc.subjectCURRÍCULO ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAISpt_BR
dc.titleMÃOS QUE FALAM DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS NA ESCOLA OUVINTEpt_BR
Appears in Collections:Jovens Portadores de Necessidades Especiais

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