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dc.contributor.advisorMARTINS, Lúcia De Araújo Ramospt_BR
dc.contributor.authorFORTES, Vanessa Gosson Gadelha De Freitaspt_BR
dc.coverage.spatialRNpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:40:19Z-
dc.date.available2009-03-14T18:40:19Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2091-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DO CCSApt_BR
dc.description.abstractA PARTIR DAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS MODIFICAÇÕES SUBSTANCIAIS VÊM OCORRENDO NO TOCANTE À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS QUE APRESENTAM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. VIVENCIAMOS A BUSCA PELA SUA INCLUSÃO NOS DIVERSOS NÍVEIS DO ENSINO REGULAR. EM DECORRÊNCIA DESTE FATO, AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ESTÃO SENDO DESAFIADAS A MUDAR, ADAPTANDO-SE ÀS NECESSIDADES DOS EDUCANDOS E SE TORNANDO MAIS RECEPTIVAS A TODOS. ISTO VEM PROPORCIONANDO, EMBORA DE FORMA MUITO LENTA, O INGRESSO DESSES DISCENTES EM NÍVEIS DE ENSINO ANTES POUCO COGITADOS, COMO É O CASO DO ENSINO SUPERIOR. NESSE CONTEXTO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RECEBEU, EM 2002, NOS CURSOS DE FILOSOFIA, ECONOMIA E CIÊNCIAS SOCIAIS, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. DIANTE DISTO, EMPREENDEMOS, EM 2003, UMA ANÁLISE SOBRE COMO VEM SE PROCESSANDO A INCLUSÃO, NA UNIVERSIDADE, DE TRÊS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, UTILIZANDO O MÉTODO ESTUDO DE CASO E, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A ENTREVISTA. OS DADOS COLETADOS E ANALISADOS APONTAM PARA O FATO DE QUE A INCLUSÃO PROPORCIONA PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A SUPERAÇÃO DE VÁRIAS BARREIRAS, COMO A DO PRÓPRIO VESTIBULAR, ASSIM COMO UM CRESCIMENTO ACADÊMICO SIGNIFICATIVO, A OPORTUNIDADE DE SE SOCIALIZAR E DE SE BENEFICIAR COM AS EXPERIÊNCIAS NÃO ACADÊMICAS, NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. PARA OS COLEGAS, QUE COM ELES CONVIVEM MAIS DE PERTO, OS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS ENVOLVERAM A OPORTUNIDADES DE APRENDER UNS COM OS OUTROS, RESPEITANDO AS LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES, APOIANDO E INCENTIVANDO A INCLUSÃO DE TODOS. HÁ O RECONHECIMENTO DE QUE VÁRIAS AÇÕES FORAM EMPREENDIDAS NO ÂMBITO DA UFRN, VISANDO O ACESSO E A PERMANÊNCIA DESSES ALUNOS, PORÉM, ACREDITAM QUE MUITO AINDA EXISTE PARA SER REALIZADO NO QUE DIZ RESPEITO: À PREPARAÇÃO DO CORPO DOCENTE E FUNCIONÁRIOS, À ORIENTAÇÃO DA COMUNIDADE MAIS AMPLA, A QUEBRA DE BARREIRAS ATITUDINAIS E PEDAGÓGICAS, APOIO HUMANO E MATERIAL IMPRESCINDÍVEIS AO PLENO DESENVOLVIMENTO DESSES ALUNOS.pt_BR
dc.format.extent1372246 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEpt_BR
dc.subjectINCLUSÃOpt_BR
dc.subjectDEFICIÊNCIA VISUALpt_BR
dc.subjectUNIVERSIDADEpt_BR
dc.subject.otherJOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAISpt_BR
dc.titleA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA VISUAL: A PERCEPÇÃO DOS ACADEMICOSpt_BR
Appears in Collections:Jovens Portadores de Necessidades Especiais

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