Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1311
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBONETTI, Dilsea Adeodatapt_BR
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Maria Antonia Cardoso Dopt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:14Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:14Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.date.submitted2000pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierSERVIÇO SOCIALpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1311-
dc.descriptionPUC - SPpt_BR
dc.description.abstractESTA TESE ANALISA AS AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS COTIDIANOS DOS PROGRAMAS SOCIAIS EXISTENTES EM BELÉM ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL QUE CONTRIBUI NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, DESTACANDO A RAÇA/ETNIA, O GÊNERO, A CLASSE SOCIAL COMO ARTICULAÇÃO CONSTITUTIVA E CONSTITUINTE. A INTERLOCUÇÃO EMPREENDIDA É UMA REFLEXÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DESSA ARTICULAÇÃO, PRESENTE NA ANÁLISE CONTEMPORÂNEA DO REAL, PROCURANDO DAR CONTA DAS QUESTÕES SUSCITADAS NA PRÁTICA COTIDIANA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS PROGRAMAS SOCIAIS EXAMINADOS. O CAMPO EMPÍRICO CARACTERIZADO PELO CONTATO COM VINTE E OITO ENTIDADES GOVERNAMENTAIS E NÃO-GOVERNAMENTAIS DÁ-NOS A OPORTUNIDADE DE APRENDER COMO É VIABILIZADA A IMBRICAÇÃO CLASSE, GÊNERO, RAÇA/ETNIA NA REFERIDA PRÁTICA SOCIAL. O EXAME FORNECIDO PELA OBSERVAÇÃO IN LOCO E PELO ARCABOUÇO TEÓRICO UTILIZADO INDICA QUE A CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO OBJETIVA/SUBJETIVA É UM PROCESSO CONTRADITÓRIO. AS DIMENSÕES DO GÊNERO, DA RAÇA/ETNIA E DA CLASSE SOCIAL SÃO TRATADOS NO CONJUNTO DA DINÂMICA SÓCIO-EDUCATIVA DE FORMA TENSA, INTERCALADAS POR DOIS CAMPOS. O PRIMEIRO É O CAMPO DA REPRODUÇÃO/CRISTALIZAÇÃO HIERARQUIZADORA PECULIAR DO JOGO AMBÍGUO DA VISIBILIDADE/INVISIBILIDADE QUE PERPASSA, MUITAS VEZES, O PRÓPRIO TRATAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE CERCA A CONFLUÊNCIA RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL. O SEGUNDO CORRESPONDE AO CAMPO DA POSSIBILIDADE E DA FERTILIDADE DOS PROGRAMAS QUE SINALIZAM PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS COMPROMETIDAS COM PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS ENQUANTO ESPAÇO QUE TEM NA RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL SEUS PRINCIPAIS ELEMENTOS CRIADORES.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectCRIANÇASpt_BR
dc.subjectADOLESCENTESpt_BR
dc.subjectREFLEXÃOpt_BR
dc.titleCRIANÇAS E ADOLESCENTES: A TEMÁTICA DA IMBRICAÇÃO RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL NOS PROGRAMAS SOCIAIS EM BELÉMpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools