Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSCHLINDWEIN, Luciane Mariapt_BR
dc.contributor.authorLIRA, Miriam Cristina Frey Dept_BR
dc.coverage.spatialSCpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:24Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:24Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1202-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVALIpt_BR
dc.description.abstractA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DIFERENÇAS VISUAIS NO ENSINO BÁSICO, CONSIDERANDO SUAS LEMBRANÇAS ESCOLARES. UTILIZOU-SE DE DEPOIMENTOS ORAIS DE TRÊS ALUNOS COM DIFERENÇAS VISUAIS MATRICULADOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ PARA BUSCAR COMPREENDER COMO AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS AO LONGO DO PERCURSO ESCOLAR PODEM TER AUXILIADO ESSES ALUNOS A VENCEREM O ESTIGMA DA EXCLUSÃO. O REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO FOI A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL EM PSICOLOGIA, SEGUNDO A QUAL O PSIQUISMO HUMANO SE CONSTITUI SOCIALMENTE, TRAZENDO EM SI A MARCA DA CULTURA EM QUE O HOMEM ESTÁ IMERSO. A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE A HISTÓRIA ESCOLAR DESSES ALUNOS DECORREU EM MEIO A MUITAS DIFICULDADES QUE VÃO DESDE A FALTA DE MATERIAIS ADAPTADOS AO ISOLAMENTO EM FUNÇÃO DO PRECONCEITO QUE A PESSOA CEGA OU COM OUTRAS LIMITAÇÕES VISUAIS ENFRENTA COTIDIANAMENTE. O APOIO DA FAMÍLIA, A VONTADE DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES IMPOSTAS MAIS PELA SOCIEDADE DO QUE POR SUAS LIMITAÇÕES, A COMPREENSÃO E ESTÍMULOS DE ALGUNS (POUCOS) PROFESSORES DURANTE ESSA TRAJETÓRIA PARECEM SER ALGUMAS DAS CONDIÇÕES QUE PROPICIARAM A ESSES ALUNOS A VENCER EXCLUSÃO ESCOLAR.pt_BR
dc.format.extent772514 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
dc.subjectDEFICIÊNCIA VISUALpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - análise de trajetórias e longevidade escolar nos meios popularespt_BR
dc.titleLEMBRANÇAS DE ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM DIFERENÇAS VISUAISpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf754.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools