Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/994
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBECKER, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorPENTEADO, Cleapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:22Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:22Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.date.submitted2001pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/994-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA UM ESTUDO DA APRECIAÇÃO ESTÉTICA DE JOVENS E ADULTOS QUE SE ENCONTRAM NA ESCOLA COM A INTENÇÃO DE CONCLUIR SEUS ESTUDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCAMOS REVELAR O QUE PENSAM, O QUE MEXE COM SUA SENSIBILIDADE, ENFIM, COMO VÊEM O MUNDO. PARA ISSO, FAZEMOS UMA BREVE RECAPITULAÇÃO DA HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL, E UM APANHADO HISTÓRICO DO SENTIDO DO TERMO ESTÉTICA, COMO FORMA DE SITUAR NOSSO TRABALHO. INCLUÍMOS TAMBÉM UMA REFLEXÃO QUE ENVOLVE NÃO SÓ A ESTÉTICA E A ARTE, MAS TAMBÉM A EDUCADORA E SUAS CONSTRUÇÕES, RELACIONADAS A SUAS VIVÊNCIAS, PROCESSOS DE FORMAÇÃO, E O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA ESCOLA. CONSTITUI-SE ASSIM UMA DIALÉTICA QUE ENVOLVE A REALIDADE PESQUISADA, A PESQUISADORA E AS TEORIAS QUE DÃO SUSTENTAÇÃO AO TRABALHO. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE PIAGET PERMEIAM O TEXTO, ALIADOS A UMA CONCEPÇÃO SOCIALIZADORA DA ARTE, NO SENTIDO DE ENTENDER E AFIRMAR OS PROCESSOS CRIATIVOS COMO POSSÍVEIS DE SEREM DESENVOLVIDOS POR TODOS OS HOMENS E MULHERES. A APRECIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E ADULTOS MOSTRA-SE, ATRAVÉS DA ESCOLHA DE IMAGENS, QUE, QUANDO ANALISADAS, NOS SURPREENDEM, POIS NOS REVELAM UM OLHAR VOLTADO À REALIDADE E UMA APRECIAÇÃO SENSÍVEL, HUMANA E PROFUNDAMENTE ÉTICA, UMA REALIDADE DIFERENTE DAS HIPÓTESES QUE TÍNHAMOS AO INICIAR ESTE TRABALHO.pt_BR
dc.format.extent3730811 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectARTESpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectAPRECIAÇÃO ESTÉTICApt_BR
dc.subjectJOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleA ARTE E A EDUCAÇÃO NA ESCOLA: OS CAMINHOS DA APRECIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E ADULTOSpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools