Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/992
Título: A LITERATURA E A ESCOLA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE DESTA INSTITUIÇÃO SOB A ÓTICA DE JOVENS LEITORES DE HARRY POTTER
Autor(es): DAVIS, Cláudia Leme Ferreira
TARRICONE, Katia
Palavras-chave: EDUCAÇÃO;PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO;LITERATURA
Data do documento: 2003
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumo: A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA TEM PASSADO POR GRANDES TRANSFORMAÇÕES E IMPLEMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. VÁRIAS SÃO AS TEORIAS E DISCURSOS EDUCACIONAIS QUE BUSCAM UM ENSINO DE MELHOR QUALIDADE, MAIS ALEGRE, CRÍTICO E CONSTRUTIVO. NO ENTANTO, MUITAS OBRAS DA LITERATURA ATUAL, CONTINUAM A CARICATURAR A ESCOLA E APRESENTAR, EM SEU CONTEÚDO, "RANÇOS" DO CONSERVADORISMO, COMO A IMAGEM "ARCAICA" DO DOCENTE, QUASE SEMPRE VISTO COMO AQUELE VELHO, FEIO E SISUDO, PRONTO A CASTIGAR E PERSEGUIR SEU ALUNO. EM FACE A ESSE PANORAMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI: A) AVERIGUAR POR QUE A ESCOLA CONTEMPORÂNEA CONTINUA A SER RETRATADA NA LITERATURA - ESPECIFICAMENTE NA COLEÇÃO HARRY POTTER - COMO UMA INSTITUIÇÃO CONSERVADORA E DE ENSINO, SE VÁRIOS DISCURSOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE ALMEJAM E APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DE SE CONTAR COM UMA ESCOLA MAIS ALEGRE, CRIATIVA, CRÍTICA, PARTICIPATIVA E PRAZEROSA; B) INVESTIGAR SE HOGWARTS - A ESCOLA DE HARRY POTTER - É VISTA, PELOS ESTUDANTES/LEITORES COMO FICÇÃO, OBJETO DE DESEJO OU PARTE DA REALIDADE QUE, POR SER CONHECIDO E VIVENCIADO, FACILITA A IDENTIFICAÇÃO COM A PERSONAGEM. O MÉTODO UTILIZADO BASEOU-SE EM ANÁLISES TEÓRICAS SOBRE: A) O GÊNERO MARAVILHOSO EM LITERATURA: B) O ATENEU, DE RAUL POMPÉIA, COMO EXEMPLO DE ESCOLA TRADICIONAL DO SÉCULO XIX; C) A COLEÇÃO HARRY POTTER, CUJA ESCOLA É APRESENTADA COMO UM LOCAL TRISTE E DOLOROSO; D) O PENSAMENTO DE GEORGES SNYDERS, QUE JUSTIFICA E PLEITEIA, EM SUA PROPOSTA, UMA ESCOLA MAIS ALEGRE. ADICIONALMENTE, UMA PESQUISA EMPÍRICA FOI REALIZADA COM QUATRO SUJEITOS DE 11 A 15 ANOS QUE LERAM HARRY POTTER. OS PARTICIPANTES RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO FECHADO, QUE BUSCAVA CONHECER MELHOR SUA SITUAÇÃO DE VIDA, SUA TRAJETÓRIA ESCOLAR E AS POSTURAS PEDAGÓGICAS DE SEUS PROFESSORES E DIRETORES. DE IGUAL MODO, PARTICIPARAM DE UMA ENTREVISTA QUE VERSAVA SOBRE A VISÃO QUE TINHAM DA ESCOLA EM QUE ESTUDAVAM E DAQUELA ALMEJADA IDEAL PARA, DEPOIS, COMPARÁ-LAS COM A ESCOLA DE HARRY POTTER. OS RESULTADOS CONFIRMARAM AS HIPÓTESES LEVANTADAS, INDICANDO, DE UM LADO, QUE A ESCOLA CONTINUA A SER RETRATADA NA LITERATURA COMO CONSERVADORA E DESPROVIDA DE ALEGRIA PORQUE ESTA É, AINDA, A FORMA COMO SE APRESENTA A MUITOS ALUNOS, APESAR DOS DISCURSOS E TENTATIVAS DE MUDANÇAS; DE OUTRO, É JUSTAMENTE POR ESSE MOTIVO QUE HOGWARTS, AO SER ENCARADA COMO ALGO REAL PELOS SUJEITOS, PERMITE E FAVORECE A FORTE IDENTIFICAÇÃO COM O PROTAGONISTA.
Descrição: BIBLIOTECA NADIR GOUVÊA KFOURI
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/992
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador