Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/984
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPAREDES, Eugenia Coelhopt_BR
dc.contributor.authorPECORA, Ana Rafaelapt_BR
dc.coverage.spatialMTpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:19Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:19Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/984-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IEpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PERSPECTIVAS DE FUTURO DE PRÉ-ADOLESCENTES E ADOLESCENTES, ESTUDANTES SITUADOS NA FAIXA ETÁRIA COMPREENDIDA ENTRE 11 E 15 ANOS, ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, DO PERÍODO DIURNO, DE CUIABÁ. COMO REFERENCIAL PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE MOSCOVICI E COLABORADORES, EM ESPECIAL AS CONTRIBUIÇÕES DE DENISE JODELET. NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AS CONCLUSÕES SE FAZEM APOIADAS NA LEITURA DE GATTI E MADEIRA. COMO PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS, RECORREMOS A QUESTIONÁRIOS EM 30 ESCOLAS, CONSULTANDO 813 SUJEITOS, NO ANO DE 2002. AS ENTREVISTAS SE DERAM EM OITO ESCOLAS, LOCALIZADAS NO MESMO UNIVERSO, TENDO SIDO OUVIDOS 40 SUJEITOS, NO ANO DE 2003. O MATERIAL COLETADO POR MEIO DOS QUESTIONÁRIOS FOI PROCESSADO PELO SOFTWARE SPSS, SENDO REALIZADAS ANÁLISES UNIVARIADAS DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO DOS AGRUPAMENTOS DAS VARIÁVEIS, TESTES BIVARIADOS DE CORRELAÇÃO E RECODIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS. O CONTEÚDO DAS ENTREVISTAS TANTO PERMITIU CONTEXTUALIZAR OS DADOS REFERENTES AOS QUESTIONÁRIOS, QUANTO FOI PREPARADO E SUBMETIDO A UM SOFTWARE FRANCÊS DENOMINADO ALCESTE, QUE POSSIBILITA ANÁLISE QUANTITATIVA DE DADOS TEXTUAIS, À QUAL SOMOU-SE UMA ANÁLISE QUALITATIVA. DE TODOS OS RESULTADOS, SURGIRAM TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: NA PRIMEIRA DISCUTIMOS AS COMUNICAÇÕES E, POR ISSO, FOI DENOMINADA DE A CONSTRUÇÃO DO FUTURO; NA SEGUNDA, PERSPECTIVAS DE FUTURO, ABORDAMOS OS SONHOS E DESEJOS PROJETADOS PARA ESTA DIMENSÃO. EM EMPECILHOS PARA REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE FUTURO, TERCEIRA CATEGORIA, TRATAMOS DOS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS, TAIS COMO AIDS, DROGAS E VIOLÊNCIA, QUE PODERIAM IMPEDIR A REALIZAÇÃO DOS PROJETOS. AS RS DOS JOVENS CONSTROEM-SE COM BASES NOS ELEMENTOS: ESTUDO, TRABALHO, FAMÍLIA E QUALIDADE DE VIDA, QUE PARECEM ESTAR ENRAIZADOS NA HISTÓRIA E NA CULTURA, REPRESENTADAS PELA FAMÍLIA E, EM ESPECIAL, PELA FIGURA MATERNA, APONTANDO PARA A OCORRÊNCIA DE REPRESENTAÇÕES DO TIPO HEGEMÔNICO. A MÃE SE DESTACA COMO FIGURA DE MAIOR INFLUÊNCIA NAS ESCOLHAS QUE, HOJE, OS JOVENS FAZEM PARA SEU FUTURO. A CRENÇA NO ESTUDO E NA PERMANÊNCIA NA ESCOLA SE EVIDENCIA COMO POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL. A RELAÇÃO ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS É REPRESENTADA, POR ESTES, COMO DISTANTE.pt_BR
dc.format.extent1657975 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÕES SOCIAISpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPERSPECTIVAS DE FUTUROpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escolapt_BR
dc.titlePERSPECTIVAS DE FUTURO: UM OLHAR PARA AS REPRESENTAÇÕES SOCIAS DE JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools