Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMELLO, Marisol Barenco Dept_BR
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Francisco Juceme Rodrigues Dopt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:18Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:18Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/977-
dc.descriptionUCPpt_BR
dc.description.abstractA linguagem como distintivo do homem no mundo sempre esteve entre as grandes questões da Educação. Especialmente no que tange à formação das futuras gerações, como instrumento objetivo de um discurso que a legitima ou como reconhecimento de uma subjetividade que simboliza o meio em que vive, com base no imaginário interno. Desde o logos criador representado no discurso mitológico até a técnica moderna da virtualidade, o desenvolvimento histórico necessita da compreensão humana para significar a realidade. Nesse movimento existencial, a linguagem ora aparece como phármakon que dialoga, ora impõe conceitos universais que impedem o questionamento. A proposta do trabalho é recuperar o lugar do jovem no diálogo que emerge no interior da escola à luz da compreensão do logos que é apropriação em Heidegger. Partindo de uma releitura bibliográfica que apresenta o discurso humano como meio de explicação do mundo e do homem, com base na racionalidade, busco ouvir professores e alunos do Ensino Médio sobre a existência. Apresento a pergunta: Quem é o jovem e os desafios atuais para educá-lo? Pretendo defender o lugar da linguagem como movimento compreensivo e presença que significa a aprendizagem, assumindo a relação como projeto que revela o sentido e o outro na dualidade entre existência e essência: fundamentos do viver no mundo com liberdade e responsabilidade.pt_BR
dc.format.extent803327 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLISpt_BR
dc.subjectLINGUAGEMpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subjectDIÁLOGOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleA LINGUAGEM COMO APROPRIAÇÃO DA EXISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO JUVENILpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf784.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools