Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNÓBREGA, Marisa Bittar; Sheva Maiapt_BR
dc.contributor.authorFERNANDES, Dorgival Gonçalvespt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:16Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:16Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/965-
dc.descriptionBIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCARpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO PROCUROU APREENDER E ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (MOSCOVICI, 1978) DA ESCOLA ELABORADAS POR JOVENS ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES, VISANDO COMPREENDER OS SENTIDOS QUE ESSES SUJEITOS ATRIBUEM À ESCOLA. PARA EFETIVAR TAL TRABALHO, REALIZAMOS 30 ENTREVISTAS (05 NÃO-ESTRUTURADAS E 25 SEMI-ESTRUTURADAS), APLICAMOS 80 QUESTIONÁRIOS SÓCIO-ECONÔMICOS E 80 TESTES DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS NUMA AMOSTRA DE 80 JOVENS ESTUDANTES (IDADE ENTRE 14 E 20 ANOS) DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CAJAZEIRAS, SERTÃO DO ESTADO DA PARAÍBA. AS ENTREVISTAS FORAM SUBMETIDAS A TÉCNICAS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO (ANÁLISE TEMÁTICA E DE ENUNCIAÇÃO), OS QUESTIONÁRIOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DE TABULAÇÃO SIMPLES E OS TESTES DE ASSOCIAÇÃO DE PALAVRAS FORAM PROCESSADOS POR MEIO DO SOFTWARE TRI-DEUX MOTS, GERADOR DO GRÁFICO DE ANÁLISE FATORIAL DE CORRESPONDÊNCIA. A TOTALIDADE DAS ANÁLISES EMPREENDIDAS REVELA QUE PARA OS SUJEITOS PESQUISADOS, A ESCOLA É UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL CARREGADA DE POSITIVIDADE E DE SENTIDO. A ESCOLA É ADJETIVADA PELOS JOVENS ESTUDANTES COMO BOA E É REPRESENTADA COMO UM LUGAR DE ESTUDO E DE APRENDIZAGEM DE SABERES, É LUGAR TAMBÉM DE DIVERSÃO E DE AMIZADES E SOBRE ESSA INSTITUIÇÃO OS ESTUDANTES DEMONSTRAM TER AFETOS E UMA VISÃO CRÍTICA. QUANTO AO SENTIDO ATRIBUÍDO À ESCOLA, ESTA É PERCEBIDA COMO UM CAMPO DE SONHOS DE FUTURO. OS JOVENS ESTUDANTES ACREDITAM QUE SE DEDICANDO AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E CONSEGUINDO CONCLUÍ-LO, TERÃO UM BOM FUTURO: SERÃO ALGUÉM NA VIDA, SERÃO CIDADÃOS! ESTE FUTURO BOM SERÁ CONQUISTADO MEDIANTE A POSSE DE SABERES E DE DIPLOMA, PASSAPORTES PARA A AQUISIÇÃO DE UM BOM EMPREGO. TAL EMPREGO LHES TRARÁ COMPENSAÇÃO FÍSICA, FINANCEIRA E SOCIAL, SINÔNIMO DE MELHORIA DE VIDA PARA SI E SUA FAMÍLIA. É A FÉ NA CONQUISTA DESSE FUTURO QUE ANIMA OS JOVENS DE CAMADAS POPULARES, ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS A IREM À ESCOLA APRENDER OS SABERES ESCOLARES, SE DEDICAREM À SUA ESCOLARIZAÇÃO E SE ESFORÇAR PARA SEREM BONS ALUNOS: NÃO FAZER BAGUNÇA, PRESTAR ATENÇÃO ÀS EXPLICAÇÕES DO PROFESSORES, REALIZAR AS TAREFAS ESCOLARES E ESTUDAR PARA AS PROVAS. AGINDO ASSIM ACREDITAM ESTAR ASSEGURANDO UM FUTURO DECENTE PARA SI.pt_BR
dc.format.extent1167931 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOSpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectJUVENTUDEpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleIR-REMEDIÁVEL CAMPO DE SONHOS DE FUTURO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO SERTÃO NORDESTINOpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools