Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPAIXAO, Lea Pinheiropt_BR
dc.contributor.authorREBEL, Sandra Maria Cavalcantipt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:13Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:13Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/946-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁpt_BR
dc.description.abstractNESTE ARTIGO PROCURO EXPOR A TEORIA DESENVOLVIDA PELO PESQUISADOR FRANCÊS BERNARD CHARLOT SOBRE A RELAÇÃO DO ALUNO COM O SABER. TENHO COMO OBJETIVO PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS ASPECTOS DESTA TEORIA QUE CONSIDERO IMPORTANTES PARA A PRÁTICA DOCENTE. UTILIZO-ME DE DEPOIMENTOS DE ALUNOS PARA EXEMPLIFICAR AS PRINCIPAIS NOÇÕES TEÓRICAS. NESTES RELATOS SÃO OBSERVADOS OS DIFERENTES SIGNIFICADOS QUE O ATO DE APRENDER PODE REPRESENTAR E AS DIFERENTES EXPECTATIVAS QUE O JOVEM TRAZ EM RELAÇÃO À ESCOLA. EXPONHO TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR AS HISTÓRIAS SINGULARES PARA A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO DO ALUNO COM O SABER. VENHO VALORIZANDO A PRÁTICA DOCENTE DIALÓGICA NO SENTIDO DE CONHECER E INTERPRETAR O QUE O ALUNO PENSA DA ESCOLA, DOS PROFESSORES, DO PROCESSO DE APRENDER. APONTO PARA A NECESSIDADE DE O PROFESSOR ADOTAR UMA POSTURA INVESTIGADORA EM RELAÇÃO À SUA PRÓPRIA PRÁTICA COM O OBJETIVO DE REVÊ-LA E VERIFICAR SE ELA ESTÁ FAVORECENDO A MOBILIZAÇÃO DO ALUNO NA ESCOLA E EM RELAÇÃO À ESCOLA. ENFIM, PROCURO MOSTRAR QUE É IMPORTANTE ENTENDER O COMPORTAMENTO DO ALUNO NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DA RELAÇÃO COM O SABER.pt_BR
dc.format.extent436340 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEpt_BR
dc.subjectRELAÇÃO COM O SABERpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
dc.subjectCURSO NORMALpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleA RELAÇÃO COM O SABER DE ALUNOS DE UM CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIOpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf426.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools