Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/938
Title: JUVENTUDE E ESCOLA: DESVENDANDO TEIAS DOS SIGNIFICADOS ENTRE ENCONTROS E DESENCONTROS
Authors: DAMASCENO, Maria Nobre
MATOS, Kelma Socorro Lopes De
Keywords: JUVENTUDE;ESCOLA;CULTURA
Issue Date: 2001
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Abstract: O PRESENTE ESTUDO TRATA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE JOVENS E ESCOLA, A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS. APRESENTO MINHA INSERÇÃO, ENQUANTO PESQUISADORA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA E OUTRA PRIVADA, LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA, ONDE OUVI E OBSERVEI JOVENS ALUNOS E ALUNAS NAS SUAS MÚLTIPLAS INTERAÇÕES. FIZ OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 1999, ALÉM DE GRUPOS DE DISCUSSÕES, REALIZADOS COM NOVE TURMAS DE 8ª SÉRIE, A PARTIR DE TEXTOS SOBRE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA, VIOLÊNCIA E CIDADANIA. FORAM REALIZADAS AINDA REDAÇÕES NAS TURMAS SOBRE A SUA COMPREENSÃO DE JUVENTUDE, E O SIGNIFICADAO DA ESCOLA PARA ELES. REALIZEI DOIS GRUPOS FOCAIS, E ORGANIZEI, NO ANO DE 1999, UM BANCO DE DADOS SOBRE JOVENS A PARTIR DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. A OUTRA PARTE DA MINHA PESQUISA ESTÁ INSERIDA NA PESQUISA "JUVENTUDE, SOCIEDADE E CULTURA: MÚLTIPLOS OLHARES ACERCA DA EXPRESSÃO CULTURAL DOS JOVENS, EM QUE APLICAMOS 1180 QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS, DE 8ª SÉRIE, 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM 5 ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, 3 MUNICIPAIS, 2 PARTICULARES E 1COOPERATIVADA. AS DUAS ESCOLAS EM QUE FIZ APROFUNDAMENTO ESTÃO INSERIDAS NESSA AMOSTRA MAIOR. ESSE MATERIAL FOI SISTEMATIZADO NOS PROGRAMAS ACCESS E SPSS. COMO RESULTADOS PRINCIPAIS DESTACO QUE DEFINEM JUVENTUDE COMO SENDO UMA DAS MELHORES E MAIS DIFÍCEIS FASES DE SUAS VIDAS, PELA INCERTEZA ENTRE A RESPONSABILIDADE E A BRINCADEIRA, OS DIREITOS E OS DEVERES, O NÃO SER MAIS CRIANÇA E O AINDA NÃO SER ADULTO. MOVIMENTAM-SE NESSAS MARGENS MÓVEIS PREOCUPADOS COM O FUTURO, ENFOCANDO PRINCIPALMENTE A QUESTÃO DO EMPREGO/DESEMPREGO. VALORIZAM A FAMÍLIA QUE TEM, ACREDITANDO QUE É UM PORTO SEGURO, EMBORA, PARA ELES, NÃO SEJA A IDEAL, POR CAUSA DAS SEPARAÇÕES, DOS PAIS ALCOÓLATRAS. AVALIAM QUE HÁ MUITA VIOLÊNCIA E GOSTARIAM QUE EM SEUS BAIRROS HOUVESSE MAIS SEGURANÇA, OPÇÕES DE LAZER E ENTRETENIMENTO. A ESCOLA É IMPORTANTE PORQUE: PREPARA PARA O FURTURO, CONHECEM E SE RELACIONAM COM NOVE PESSOAS; ENCONTRAM OS AMIGOS; ; É UMA SEGUNDA CASA; É ONDE HÁ TROCA DE CONHECIMENTOS, É O LUCUS DA SOCIABILIDADE. UMA MAIOR PROXIMIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO, QUE PARECEM ESTAR EM MUNDOS DIFERENTES, PARA ELES, PODE SER REALIZADA A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE TEMAS "QUE OS JOVENS TÊM DÚVIDAS COMO SEXO, GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, DROGAS, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS". (ALUNO DA 8ª SÉRIE. ESCOLA ESTUADUAL. GRUPO FOCAL). APESAR DE APONTAREM DIVERSAS LIMITAÇÕES, A ESCOLA É PROMESSA. IDENTIFICAM-NA COMO A CHAVE QUE OS FARÁ ASCENDER A POSIÇÕES MAIS DIGNAS SOCIALMENTE. COMPREENDO QUE NÃO BASTA APENAS QUE OS MUNDOS DE JOVENS E PROFESSORES SE ENCONTREM. É PRECISO MUDANÇAS PROFUNDAS NA ESCOLA, É PRECISO CONSIDERAR E TRATAR O JOVEM COMO CIDADÃO. SÃO NECESSÁRIAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE POSSAM OUVIR MAIS ESSES JOVENS, DANDO PRIORIDADE ÀS SUAS NECESSIDADES SOCIO-EDUCACIONAIS.
Description: HUMANIDADES/UFC
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/938
Other Identifiers: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools