Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/931
Title: EDUCAÇÃO E MULTICULTURALISMO - MIGRANTES NORDESTINOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE ESCOLA PÚBLICA
Authors: PIMENTA, Selma Garrido
FRANCO, Luiz Fernando
Keywords: MULTICUTURALISMO
Issue Date: 2003
Publisher: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Abstract: A PESQUISA DESENVOLVIDA SE COLOCA NO CAMPO DAS DIFERENÇAS CULTURAIS ENTENDIDAS COMO PRODUTO DA HISTÓRIA E QUE ENVOLVEM RELAÇÕES DE PODER ASSIMÉTRICAS. LIDOU COM REPRESENTANTES DAS CAMADAS POPULARES, QUE EM SUA DIMENSÃO DE CLASSE SOCIAL EXPLORADA, ABRIGAM EM SEU INTERIOR ELEMENTOS INTEGRANTES DAS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS DE CURRÍCULO, ONDE EMERGEM AS QUESTÕES LIGADAS AS MULTICULTURALISMO. AO TOMAR A ESCOLA COMO UM ESPAÇO COMPOSTO POR DIFERENÇAS CULTURAIS, A QUESTÃO QUE PROVOCOU O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FOI A DE VERIFICAR COMO TRATA AS DIFERENÇAS NELA PRESENTES. A PESQUISA FOI INICIADA EM 1999, QUANDO SEU FOCO FOI UM GRUPO DE 60 ALUNOS MIGRANTES NORDESTINOS MATRICULADOS NO PERÍODO NOTURNO. NO TRANSCORRER DO PROCESSO, A PESQUISA SE AMPLIOU TOMANDO A ESCOLA NO TRATO DAS DIFERENÇAS CULTURAIS PRESENTES EM SEU INTERIOR COMO A PREOCUPAÇÃO CENTRAL. PARA ISSO, FOI NECESSARIO ENVOLVER OS DIVERSOS ATORES QUE A COMPÕEM, NESSE SENTIDO, OS ALUNOS(AS) MIGRANTES E NÃO MIGRANTES, E OS PROFISSIONAIS DA ESCOLA TOMADOS POR MARCADORES IDENTITÁRIOS PLURAIS QUE CONSIDERAM A DIMENSÃO DE GÊNERO, RAÇA, ETNIA, SEXUALIDADE E CLASSE SOCIAL. ESSES ATORES FORNECERAM SUAS VOZES E SUAS VIVÊNCIAS NA CONSTITUIÇÃO DA PESQUISA. TENDO POR FOCO INICIAL OS MIGRANTES NORDESTINOS, A DISSERTAÇÃO EVIDENCIOU QUE NESSE CAMPO PREDOMINAM OS SEGMENTOS EXPLORADOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA, OU SEJA A ESCOLA PÚBLICA. PESQUISAR SOBRE AS CAMADAS POPULARES REPRESENTOU UM CONTATO DIRETO COM UMA LEITURA VIESADA QUE ASSOCIA POBREZA ECONÔMICA E POBREZA CULTURAL, QUANDO SE TRATA DESSES AGRUPAMENTOS SOCIAIS. ASSIM, TOMAR O MIGRANTE COMO UM REFERENCIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PRESENTE NA ESCOLA HÉLIOS, SE CONSTITUIU NUMA OPORTUNIDADE PARA COMPREENDER MELHOR A RIQUEZA CULTURAL DESSE SEGMENTO, ENQUANTO CONTRAPONTO A ESSA LEITURA EQUIVOCADA
Description: FEUSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/931
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools