Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/928
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFÁVERO, Osmarpt_BR
dc.contributor.authorANDRADE, Eliane Ribeiropt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:10Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:10Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/928-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁpt_BR
dc.description.abstractDISCUTE O UNIVERSO QUE COMPÕE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, PRIVILEGIANDO O SENTIDO DA ESCOLARIZAÇÃO VIVENCIADA PELOS JOVENS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NOTURNAS. RECONHECE A MAIORIA DOS ALUNOS E ALUNAS JOVENS BENEFICIÁRIOS DA EJA COMO OUTSIDERS, NO SENTIDO DE NORBERT ELIAS, CONSIDERANDO QUE ESSA AÇÃO EDUCATIVA É PARTE DE UM PROCESSO, DESIGUAL E EXCLUDENTE, QUE NÃO EXISTE POR FORÇAS NATURAIS, MAS POR MECANISMOS CONSTRUÍDOS AO LONGO DO TEMPO E POR MEIO DE PRÁTICAS SOCIAIS QUE SE DESENVOLVEM DENTRO E FORA DA ESCOLA, TENDO EM VISTA SER ESSA MODALIDADE EDUCATIVA DIRECIONADA BASICAMENTE PARA OS SEGMENTOS MAIS POBRES DA POPULAÇÃO, QUE CARREGAM UMA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL MARCADA PELA DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES EDUCATIVAS E SOCIAIS. O TRABALHO RESGATA O LUGAR OCUPADO PELA EJA NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, DESTACANDO ELEMENTOS PARA REPENSAR A AÇÃO DO ESTADO NO ÂMBITO DA EJA. O ESTUDO ESTÁ BASEADO EM PESQUISA REALIZADA JUNTO A ESCOLAS E ALUNOS VINCULADOS AOS CURSOS PRESENCIAIS DE EJA COM AVALIAÇÃO NO PROCESSO - ENSINO FUNDAMENTAL, DE 5ª A 8º SÉRIES, E ENSINO MÉDIO -, NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. APRESENTA CARACTERÍSTICAS SÓCIO-DEMOGRÁFICAS E PERCEPÇÕES DOS JOVENS ALUNOS SOBRE AS SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARES E PERSPECTIVAS FUTURAS. ESTE PERCURSO ANALÍTICO REVELOU A INADEQUAÇÃO DO ATENDIMENTO DE EJA FACE À DIVERSIDADE DAS DEMANDAS DOS QUE O PROCURAM E A RELAÇÃO ENTRE AS DESVANTAGENS ESCOLARES NESTE NÍVEL E A ORIGEM SOCIAL, RESTRINGINDO AS ESCOLHAS DOS ALUNOS DE MENOR RENDA AO QUE É POSSÍVEL E NÃO AO QUE É NECESSÁRIO.pt_BR
dc.format.extent1486518 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.subjectÚLTIMO TURNOpt_BR
dc.subjectOUTSIDERSpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS JOVENS DO ?ÚLTIMO TURNO?: PRODUZINDO OUTSIDERSpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools