Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/928
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FÁVERO, Osmar | pt_BR |
dc.contributor.author | ANDRADE, Eliane Ribeiro | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:10Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/928 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ | pt_BR |
dc.description.abstract | DISCUTE O UNIVERSO QUE COMPÕE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, PRIVILEGIANDO O SENTIDO DA ESCOLARIZAÇÃO VIVENCIADA PELOS JOVENS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NOTURNAS. RECONHECE A MAIORIA DOS ALUNOS E ALUNAS JOVENS BENEFICIÁRIOS DA EJA COMO OUTSIDERS, NO SENTIDO DE NORBERT ELIAS, CONSIDERANDO QUE ESSA AÇÃO EDUCATIVA É PARTE DE UM PROCESSO, DESIGUAL E EXCLUDENTE, QUE NÃO EXISTE POR FORÇAS NATURAIS, MAS POR MECANISMOS CONSTRUÍDOS AO LONGO DO TEMPO E POR MEIO DE PRÁTICAS SOCIAIS QUE SE DESENVOLVEM DENTRO E FORA DA ESCOLA, TENDO EM VISTA SER ESSA MODALIDADE EDUCATIVA DIRECIONADA BASICAMENTE PARA OS SEGMENTOS MAIS POBRES DA POPULAÇÃO, QUE CARREGAM UMA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL MARCADA PELA DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES EDUCATIVAS E SOCIAIS. O TRABALHO RESGATA O LUGAR OCUPADO PELA EJA NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, DESTACANDO ELEMENTOS PARA REPENSAR A AÇÃO DO ESTADO NO ÂMBITO DA EJA. O ESTUDO ESTÁ BASEADO EM PESQUISA REALIZADA JUNTO A ESCOLAS E ALUNOS VINCULADOS AOS CURSOS PRESENCIAIS DE EJA COM AVALIAÇÃO NO PROCESSO - ENSINO FUNDAMENTAL, DE 5ª A 8º SÉRIES, E ENSINO MÉDIO -, NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. APRESENTA CARACTERÍSTICAS SÓCIO-DEMOGRÁFICAS E PERCEPÇÕES DOS JOVENS ALUNOS SOBRE AS SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARES E PERSPECTIVAS FUTURAS. ESTE PERCURSO ANALÍTICO REVELOU A INADEQUAÇÃO DO ATENDIMENTO DE EJA FACE À DIVERSIDADE DAS DEMANDAS DOS QUE O PROCURAM E A RELAÇÃO ENTRE AS DESVANTAGENS ESCOLARES NESTE NÍVEL E A ORIGEM SOCIAL, RESTRINGINDO AS ESCOLHAS DOS ALUNOS DE MENOR RENDA AO QUE É POSSÍVEL E NÃO AO QUE É NECESSÁRIO. | pt_BR |
dc.format.extent | 1486518 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
dc.subject | ÚLTIMO TURNO | pt_BR |
dc.subject | OUTSIDERS | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS JOVENS DO ?ÚLTIMO TURNO?: PRODUZINDO OUTSIDERS | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools