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dc.contributor.advisorCARVALHO, José Carmelo Braz Dept_BR
dc.contributor.authorNETO, Miguel Farahpt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:10Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:10Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.date.submitted2002pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/927-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DO CTCHpt_BR
dc.description.abstractESTA DISSERTAÇÃO TRATA DA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E POLÍTICAS SOCIAIS PARA A JUVENTUDE, NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ, DESENVOLVIDO EM ESTABELECIMENTOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO NO ANOS DE 2000 E 2001 E BASEADO NA OFERTA, NO ESPAÇO ESCOLAR, DE OPÇÕES DE LAZER, ESPORTE E CULTURA, NOS FINS DE SEMANA, PARA JOVENS E COMUNIDADES SUJEITOS A SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. COM BASE EM AUTORES COMO SPOSITO, ABRAMO, PERALVA, DAYRELL, PARO, ARROYO E CANDAU, ENTRE OUTROS, LEVANTAM-SE QUESTÕES RELATIVAS AOS TEMAS DA ESCOLA, DA JUVENTUDE, DA VIOLÊNCIA E DAS POLÍTICAS SOCIAIS, DE FORMA A PROCEDER AO ESTUDO EM PAUTA SEGUNDO PERSPECTIVAS E REFERÊNCIAS ATUAIS. O PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ, OBJETO DE RECENTE AVALIAÇÃO REALIZADA PELA UNESCO, É AQUI ESTUDADO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO E DO APROFUNDAMENTO DE DOIS EIXOS ESPECÍFICOS: A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA DEFINIÇÃO E NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES A ELE INERENTES. PARA TANTO, OPTA-SE POR UMA ANÁLISE QUALITATIVA, QUE TEM COMO NÚCLEO O ESTUDO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS PRODUZIDOS PELA UNESCO SOBRE O PROGRAMA E SEUS RESULTADOS, BEM COMO DE TRANSCRIÇÕES DE ENTREVISTAS E DE GRUPOS FOCAIS JUNTO A DISTINTOS AGENTES, ALÉM DE REGISTROS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO. AO CONCLUIR SOBRE AS DIFICULDADES DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DA COMUNIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR E SOBRE LIMITAÇÕES EXISTENTES NA CONCEPÇÃO DO PROGRAMA FACE ÀS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA, O ESTUDO LANÇA ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A PERTINÊNCIA DE POLÍTICAS SOCIAIS DESSA NATUREZA E ALERTA PARA A NECESSIDADE DE SE AMPLIAREM OS ESTUDOS SOBRE O TEMA.pt_BR
dc.format.extent614945 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.subjectPARTICIPAÇÃO JUVENILpt_BR
dc.subjectCOMUNIDADEpt_BR
dc.subjectPOLÍTICA SOCIALpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleESCOLA, JUVENTUDE E POLÍTICA SOCIAL: ESTUDANDO OS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DA COMUNIDADE NO PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ NO ESTADO DO RIO DE JANEIROpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

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