Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/894
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Rosa Cristinapt_BR
dc.contributor.authorMANCIN, Celso Aparecidopt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:04Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:04Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/894-
dc.descriptionBIBLIOTECA DA UFRURALRJpt_BR
dc.description.abstractESTUDO DAS EXPECTATIVAS, SATISFAÇÕES E DESEMPENHO ACADÊMICO NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA (CEFET UBERABA). O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO CONSISTIU NA UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, RESPONDIDAS POR 291 ALUNOS DOS DIFERENTES CURSOS EXISTENTES NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA. A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE NA UTILIZAÇÃO CONJUNTA DAS ABORDAGENS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS. CONSTATOU-SE QUE AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESCOLA INTERFEREM DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DO ALUNO, ASSIM COMO OS PROBLEMAS DE INSATISFAÇÃO, INDISCIPLINA, REPROVAÇÃO E EVASÃO PODEM ESTAR RELACIONADAS A UMA OU MAIS EXPECTATIVAS NÃO ATENDIDAS. DE TODAS AS EXPECTATIVAS LEVANTADAS, AS QUE SE REFEREM À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO SÃO AS DE MAIOR IMPORTÂNCIA, DETERMINANDO O SUCESSO OU FRACASSO DURANTE O ATO DE ENSINAR OU DE APRENDER. DEFENDE-SE COMO PRIORIDADE NÚMERO UM A SER ATENDIDA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E AÇÕES, DE FORMA AMPLA E SISTEMÁTICA, QUE VISEM MELHORAR AS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE DE PROFESSORES E ALUNOS.pt_BR
dc.format.extent571612 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.subjectDESEMPENHO ESCOLARpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES PROFESSOR-ALUNOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolarpt_BR
dc.titleEXPECTATIVAS, SATISFAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS DO CEFET UBERABA UM ESTUDO DE CASOpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf558.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools