Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/892
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPACHECO, Cecília Maria Goulartpt_BR
dc.contributor.authorGILIO, Anésia Maria Da Costapt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:04Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:04Z-
dc.date.issued1999pt_BR
dc.date.submitted1999pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/892-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁpt_BR
dc.description.abstractINVESTIGA O QUE OS JOVENS EXPRESSAM A OUTROS JOVENS POR MEIO DA LINGUAGEM E QUE A ESCOLA, ENSURDECIDA POR INÚMERAS INTENÇÕES, PARECE NÃO ENTENDER. CARACTERIZA OS TEMAS ABORDADOS EM LETRAS DE MÚSICAS SELECIONADAS POR JOVENS, EM UMA PERSPECTIVA SÓCIO- CULTURAL, COM BASE NOS ESTUDOS DA LINGUAGEM, DESVELANDO AS QUESTÕES QUE OS ESTÃO “OCUPANDO” E O MODO COMO OS TEMAS SÃO PROBLEMATIZADOS. UTILIZA UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR 502 JOVENS DE 15 A 19 ANOS, CURSANDO O SEGUNDO GRAU, EM ESCOLAS REGULARES DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ. FORAM APURADOS 383 TÍTULOS, TOTALIZANDO 1081 CITAÇÕES DAS DUAS CANÇÕES PREFERIDAS POR ESSES JOVENS. AS DEZ CANÇÕES MAIS CITADAS FORAM ANALISADAS COM BASE NA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ANÁLISE DO CONTEÚDO, DIVIDIDAS EM DUAS CATEGORIAS: O LIRISMO, O ROMANCE, A DOR DE AMOR, POR UM LADO, A DENÚNCIA, A TRAGÉDIA SOCIAL E A OPRESSÃO, POR OUTRO. CONCLUI QUE SE ESTAS DIFERENTES FACETAS DOS JOVENS NÃO APARECEM NA ESCOLA, TALVEZ PORQUE ELA NÃO TRABALHE PARA DEIXÁ-LAS EMERGIR: AS CONTRAPALAVRAS DOS JOVENS SÃO RESPOSTAS AO DISCURSO MUITA VEZES CRISTALIZADO DA ESCOLA. AS LETRAS DAS MÚSICAS COM QUE OS JOVENS SE IDENTIFICAM DIZEM QUE O JOVEM SE ARRISCA TANTO NO AMOR, QUANTO NA LUTA POLÍTICA, MAS ENTENDE A VIDA COMO CONTRADITÓRIA, DESIGUAL, INJUSTA E TAMBÉM BONITA.pt_BR
dc.format.extent1458550 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEpt_BR
dc.subjectRELAÇÃO ALUNO-ESCOLApt_BR
dc.subjectLINGUAGEM E EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectDISCURSOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - culturas juvenis e escolapt_BR
dc.title"PRÁ QUE USAR DE TANTA EDUCAÇÃO PARA DESTILAR TERCEIRAS INTENÇÕES?": JOVENS, CANÇÕES E ESCOLA EM QUESTÃOpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools