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dc.contributor.advisorMOLL, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorMEINERZ, Carla Beatrizpt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:04Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:04Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/891-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractO OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR A SOCIABILIDIDADE PRATICADA POR ADOLESCENTES DA PERIFERIA URBANA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE, CONSIDERANDO SEUS JEITOS DE VIVER A ESCOLA E A INSERÇÃO ESCOLAR, ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS MEMÓRIAS INDIVIDUAL E COLETIVA. O FOCO DO ESTUDO ESTÁ RELACIONADO AO FENÔMENO DE QUE ALGUNS ADOLESCENTES, ENTRE 12 E 18 ANOS DE IDADE, QUE VÃO À ESCOLA, MAS RESISTEM EM PARTICIPAR DAS AULAS, CIRCULANDO PELOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS OU, SIMPLESMENTE, PASSANDO A MAIOR PARTE DO TEMPO NO PÁTIO. O RECORTE SOBRE A REALIDADE PESQUISADA FOI DELIMITADO PELA OPÇÃO EM ESTUDAR UM FATO LIGADO À VIVÊNCIA DA ADOLESCÊNCIA NA PERIFERIA URBANA DENTRO DOS MARCOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. OS CONCEITOS DE SOCIABILIDADE, PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E DE ESCOLARIZAÇÃO, IDENTIZAÇÃO, MEMÓRIAS INDIVIDUAL E COLETIVA, ADOLESCÊNCIA E PERIFERIA URBANA, ESCOLA COMO ESPAÇO SÓCIO-CULTURAL FORAM ARTICULADOS NUMA COMPOSIÇÃO DE AUTORES VINCULADOS AO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, ESPECIALMENTE DA SOCIOLOGIA, DA ANTROPOLOGIA, DA HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO. FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ARTICULANDO PRÁTICAS METODOLÓGICAS COMO OBSERVAÇÕES, ENTREVISTAS ABERTAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO. A TESE DESENVOLVIDA É A DE QUE OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES DE PERIFERIA URBANA, CUJA CARACTERÍSTICA CENTRAL É A CIRCULAÇÃO PELOS ESPAÇOS ESCOLARES, EVIDENCIAM A ESCOLA COMO UM ESPAÇO, NO QUAL SE PRATICA PREFERENCIALMENTE A SOCIABILIDADE, E APONTAM PARA UM REARRANJO NAS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NA MESMA.pt_BR
dc.format.extent1824452 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectADOLESCÊNCIApt_BR
dc.subjectSOCIABILIDADEpt_BR
dc.subjectPERIFERIA URBANApt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolarpt_BR
dc.titleADOLESCENTES NO PÁTIO, OUTRA MANEIRA DE VIVER A ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A SOCIABILIDADE A PARTIR DA INSERÇÃO ESCOLAR NA PERIFERIA URBANApt_BR
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