Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Rodrigo Ghiringuelli Dept_BR
dc.contributor.authorGARCIA, Simone Ruduitpt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:03Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:03Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierSOCIOLOGIApt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/890-
dc.descriptionINSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.abstractA VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR É, NA ATUALIDADE, UM FENÔMENO SOCIAL QUE ATINGE ESCALA MUNDIAL. EMBORA O TEMA NÃO SEJA INÉDITO, VEM ASSUMINDO NOVAS FORMAS E MAIOR INTENSIDADE NÃO APENAS NO BRASIL, MAS TAMBÉM EM PAÍSES COMO FRANÇA, PORTUGAL, ALEMANHA, JAPÃO, ENTRE OUTROS. ESTUDOS RECENTES REVELAM A COMPLEXIDADE DO TEMA QUE NÃO DEVE SER TRATADO COMO FRUTO DE APENAS UMA VARIÁVEL, MAS DEVE SER COMPREENDIDO DENTRO DE UM CONTEXTO SOCIAL - ENVOLVENDO FATORES ENDÓGENOS E EXÓGENOS À ESCOLA QUE FAVORECE PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA. O PRESENTE ESTUDO PROPÕE-SE A COMPREENDER A VIOLÊNCIA INTERPESSOAL NO ESPAÇO ESCOLAR, RELACIONANDO-A COM POLÍTICAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA (FATOR ENDÓGENO À ESCOLA), COM VALORES FAMILIARES (FATOR EXÓGENO À ESCOLA) E COM GRUPOS DE REFERÊNCIA (FATOR TRANSVERSAL À ESCOLA). PARALELAMENTE AO BALANÇO DE BIBLIOGRAFIA ESPECIALIZADA SOBRE EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS E DO BRASIL, REALIZOU-SE ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ALVORADA/RS. A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIA QUE QUANTO MENOS AÇÕES PREVENTIVAS NA ESCOLA, QUANTO MAIS VIOLENTA A CRIAÇÃO DOS FILHOS E QUANTO MAIS PRÁTICAS VIOLENTAS DE SOCIABILIDADES ENTRE AMIGOS, TANTO MAIORES AS CHANCES DOS ALUNOS DESENVOLVEREM PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA INTERPESSOAL NO ESPAÇO ESCOLAR. PORTANTO, A APRECIAÇÃO DO FENÔMENO EM QUESTÃO REQUER A CONSIDERAÇÃO DE DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS FORMADORES DE VALORES NOS ALUNOS, ESPECIALMENTE A ESCOLA, A FAMÍLIA E OS GRUPOS DE REFERÊNCIA, REVELANDO-SE A COMPLEXIDADE DO TEMA NA SOCIEDADE ATUAL.pt_BR
dc.format.extent564104 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectVIOLÊNCIApt_BR
dc.subjectDISCENTESpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventudept_BR
dc.titleA VIOLÊNCIA INTERPESSOAL NO ESPAÇO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM ALVORADA/RSpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf550.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools