Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/845
Title: RELAÇÕES DE PODER ENTRE PROFESSOR E ALUNO - AS MARCAS NA SUBJETIVIDADE
Authors: KUDE, Vera Maria Moreira
WÜRCH, Cláudia
Keywords: PODER;RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO;SUBJETIVIDADE
Issue Date: 2002
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract: A PRESENTE DISSERTAÇÃO, FUNDAMENTADA EM MICHEL FOUCAULT, PRETENDE INVESTIGAR DE QUE FORMA AS RELAÇÕES DE PODER-SABER PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR AFETAM E INTERFEREM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOS ADOLESCENTES. A TRAJETÓRIA DA PESQUISA SE DESENVOLVEU ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE FUNDAMENTAM A VISÃO FILOSÓFICA DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CANOAS, BEM COMO DA ANÁLISE DOS DISCURSOS EMERGENTES DAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM ALUNOS E PROFESSORES. ATRAVÉS DESTA ANÁLISE, FOI POSSÍVEL DESVELAR OS REGIMES DE VERDADE QUE SUSTENTAM E EMBASAM OS PROCESSOS DE DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS E DE DISCIPLINAMENTO DOS ALUNOS, BEM COMO IDENTIFICAR E FORTALECER OS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA QUE SE FAZEM PRESENTES NA REALIDADE ESCOLAR. OS ACHADOS DESTE ESTUDO EVIDENCIAM, DESTA FORMA, OS PROCESSOS DE TRANSGRESSÃO E INDISCIPLINA, A DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS E A MARCA DA EXCLUSÃO. ESTES MOVIMENTOS SE APRESENTAM, SOB A PERSPECTIVA DA INDISCIPLINA, COMO USO DA LIBERDADE E, PARADOXALMENTE, SOB O SEU VIÉS DE DOCILIZAÇÃO, MESMO QUE PELO VIÉS DA TRANSGRESSÃO.
Description: PUCRS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/845
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools