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dc.contributor.advisorGONÇALVES, Eustáquia Salvadora De Sousa; Luiz Alberto Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Fabrine Leonardopt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:56Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:56Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/843-
dc.descriptionBIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMGpt_BR
dc.description.abstractO OBJETIVO CENTRAL DESSE TRABALHO É ESTUDAR AS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR, A FORMA COMO SÃO PRODUZIDAS POR PROFESSORES E ALUNOS. O ESTUDO FOI REALIZADO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS MESES DE AGOSTO E NOVEMBRO DE 2002. A COLETA DOS DADOS ENVOLVEU A COMBINAÇÃO ENTRE A OBSERVAÇÃO DIRETA, EM CAMPO E EM TEMPO PRESENTE, A ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COM ALGUNS ALUNOS DA ESCOLA, ALÉM DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS COMO DIÁRIO DE CLASSE, REGULAMENTOS DOS JOGOS ESTUDANTIS DE BELO HORIZONTE E O CADERNO DE PLANEJAMENTO DA PROFESSORA. AS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO OBSERVADAS FORAM AQUELAS PASSÍVEIS DE SEREM REPETIDAS E QUE APRESENTASSEM UMA CERTA TEMPORALIDADE, UMA REGULARIDADE CAPAZ DE NOS PERMITIR REGISTRAR AS INTERAÇÕES NELA CONTIDAS PARA QUE ABSORVÊSSEMOS OS SIGNIFICADOS E AS INTENÇÕES CONSTRUÍDAS; ALÉM DISSO, ERAM PRÁTICAS SOBRE AS QUAIS PROFESSORES E ALUNOS PUDESSEM DIZER ALGO SOBRE ELAS. A PESQUISA NOS MOSTROU QUE, AO LADO DOS ESFORÇOS COM VISTAS A PROMOVER A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ALGUMAS DAQUELAS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO, ENCONTRAMOS A MANIFESTAÇÃO DE MUITAS DELAS SEM ESSA PREOCUPAÇÃO DE INCORPORÁ-LAS À CULTURA ESCOLAR (FORQUIN, 1993) NO RECREIO E NO TORNEIO INTERNO DE FUTEBOL. CONTRADIZENDO O QUE DIZEM ALGUNS ESTUDIOSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, AS MODALIDADES ESPORTIVAS APESAR DE TEREM SE DESTACADO, NÃO APARECERAM DE MANEIRA HOMOGÊNEAS NA ESCOLA. PROFESSORES E ALUNOS RECRIARAM OS ESPAÇOS E AS REGRAS PARA SUA REALIZAÇÃO; REFORÇARAM VALORES DE EXCLUSÃO, DE RIVALIDADE, MAS TAMBÉM ORIENTAM SUA REALIZAÇÃO A PARTIR DA ALEGRIA E DO COMPANHEIRISMO.pt_BR
dc.format.extent700817 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectPRATICAS CORPORAISpt_BR
dc.subjectMOVIMENTOpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titlePRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO NA ESCOLApt_BR
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