Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAGUIAR, Wanda Maria Junqueira Dept_BR
dc.contributor.authorMALAVOLTA, Letícia Zavitoskipt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:50Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:50Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/809-
dc.descriptionPUCSPpt_BR
dc.description.abstractA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA TEM SE DEFRONTADO, CADA VEZ MAIS, COM OS PROBLEMAS DA VIOLÊNCIA NO SEU COTIDIANO. O AUMENTO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA TEM LEVADO ALGUMAS PESSOAS A DESENVOLVER ALGUNS PADRÕES DE COMPORTAMENTO. ENTRE ESSES PADRÕES PERCEBE-SE QUE OS JOVENS TEM INSPIRADO MEDO NA SOCIEDADE E VÊEM SENDO CULPABILIZADOS PELA CRESCENTE ONDA DE VIOLÊNCIA. ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO GERAL DE CONTRIBUIR EM PARTE PARA COMPREENSÃO DA VIOLÊNCIA, QUESTÃO TÃO COMPLEXA E PRESENTE EM TODOS OS ESPAÇOS. NESTE SENTIDO, O FOCO DESTE TRABALHO É A VIOLÊNCIA DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR. A ESCOLA, INSTITUIÇÃO, QUE APESAR DE AINDA SER CONHECIDA COMO UM LUGAR PROTEGIDO, TEM SE PREOCUPADO, CADA VEZ MAIS COM A INDISCIPLINA E A VIOLÊNCIA DE SEUS ALUNOS. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO UTILIZADO NESTE ESTUDO É O DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA, BASEADO EM LEV S. VIGOTSKI, QUE COMPREENDE O HOMEM HISTORICAMENTE INSERIDO NA CULTURA, OU SEJA, PRODUTO E PRODUTOR DA SOCIEDADE EM QUE VIVE. ESPECIFICADAMENTE, ESTA PESQUISA SE PROPÔS A INVESTIGAR O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA VIOLÊNCIA DENTRO DA ESCOLA, A PARTIR DO OLHAR DOS ALUNOS. DAR VOZ A ESSES JOVENS, SABER DELES O QUE PENSAM SOBRE ESTA SITUAÇÃO. REALIZAMOS, ENTÃO, UM GRUPO FOCAL COM 12 ALUNOS DAS 7º E 8º SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM PIRITUBA, BAIRRO PERIFÉRICO DA CIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLHEMOS UM SUJEITO, ENTRE OS ALUNOS DO GRUPO FOCAL PARA ENTREVISTAR. EFETUAMOS UMA ENTREVISTA, PAUTADA NOS OBJETIVOS DA PESQUISA DE RECUPERAR A HISTÓRICA DE VIDA DE UMA ADOLESCENTE ALUNA DA 8º SÉRIE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. OS RESULTADOS DA ANÁLISE DA ENTREVISTA, BEM COMO AS INFORMAÇÕES TRAZIDAS PELO GRUPO FOCAL NOS POSSIBILITAM COMPREENDER UMA PEQUENA PARTE DESTA QUESTÃO. A PERCEPÇÃO DE QUE OS JOVENS ESTÃO IMERSOS EM VIOLÊNCIAS EM QUASE TODAS DAS ESFERAS DA SUA VIDA, ALÉM DA PRÓPRIA ESCOLA. ESTÃO IMERSOS EM VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES FAMILIARES, NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS E DE AMIZADE, NO COTIDIANO DE PRECONCEITO POR SUA CLASSE SOCIAL E ETNIA.pt_BR
dc.format.extent607140 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectJUVENTUDEpt_BR
dc.subjectVIOLÊNCIApt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventudept_BR
dc.titleSENTIDO E SIGNIFICADO DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA PARA O ALUNO DE 8ª SÉRIEpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf592.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools