Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORGADO, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Eliel Ferreira Dapt_BR
dc.coverage.spatialMTpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:50Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:50Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/805-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMTpt_BR
dc.description.abstractBUSCA CONHECER AS PERSPECTIVAS DOS JOVENS PARA O ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA-MT. A REGIÃO CONTA COM TRÊS FACULDADES, SENDO UMA PÚBLICA E DUAS PRIVADAS. O ACESSO DOS JOVENS A ESSE ENSINO TORNANDO MAIS NECESSÁRIO, POIS O ATUAL MERCADO DE TRABALHO EXIGE PESSOAS COM MAIOR QUALIFICAÇÃO. O ESTUDO INVESTIGOU AS IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DAS PERSPECTIVAS OU FALTA DELAS NA CONSTITUIÇÃO DO SER JOVEM NA SOCIEDADE BARRA-GARCENSE. ESSE TRABALHO PRETENDE CONTRIBUIR PARA DISCUSSÃO DE QUESTÕES PRESENTES NA SOCIEDADE COM RELAÇÃO AO PROCESSO EDUCACIONAL DA JUVENTUDE. UTILIZOU-SE DE UMA BIBLIOGRAFIA SOBRE JUVENTUDE E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO, ADOTOU-SE AS ABORDAGENS QUALITATIVA POR INTERMÉDIO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA COOPERATIVA DE ENSINO-COOPEMA. DADOS REVELARAM QUE AS VAGAS OFERECIDAS PELAS TRÊS INSTITUIÇÕES DA REGIÃO ATENDEM, UMA MÉDIA DE 7% DA POPULAÇÃO EGRESSA DO ENSINO MÉDIO. NO ENTANTO, AS VAGAS NÃO ESTÃO SENDO OCUPADAS NAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES EM SUA TOTALIDADE, ENQUANTO NA PÚBLICA AS VAGAS SÃO PREENCHIDAS COMPLETAMENTE. NAS ENTREVISTAS, A INSATISFAÇÃO E A INCERTEZA DE NOSSOS JOVENS EM RELAÇÃO AOS CURSOS OFERECIDOS E A INSEGURANÇA DE DESLOCAR-SE PARA OUTRO LOCAL PARA CURSAR UMA FACULDADE FORAM ASPECTOS CONSIDERADOS MUITO RELEVANTES. OS PESQUISADOS SE DIZEM PREOCUPADOS COM O SEU FUTURO PROFISSIONAL, TER UMA FAMÍLIA, TER DINHEIRO, E SUCESSO NA VIDA QUE SE INICIA. ENTRETANTO, AS INFLUÊNCIAS FAMILIARES SÃO PODEROSAS NA DEFINIÇÃO QUANTO AO FUTURO PROFISSIONAL, POIS AS MESMAS DISPÕEM DE MÉTODOS MAIS SUTIS PARA INFLUENCIAR ATRAVÉS DE UMA CERTA SUGESTÃO SOCIAL CARREGADA DE MENSAGENS SUBLIMARES QUE CAEM NO INCONSCIENTE DOS FILHOS E CONTRA AS QUAIS NÃO HÁ COMO SE DEFENDER. NESSE SENTIDO, CONSTATA-SE QUE OS JOVENS FRENTE AOS PROPÓSITOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ENFRENTA DIVERSOS CONFLITOS DE ORDEM PSICOLÓGICA, SOCIAL E ECONÔMICA QUANTO A ESCOLHA DE UM CURSO SUPERIOR.pt_BR
dc.format.extent479236 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectJUVENTUDEpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleESCOLHA DE CURSOS SUPERIORES POR ALUNOS DE UMA COOPERATIVA DE ENSINO NA REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA (BARRA DO GARÇAS, MT)pt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf468 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools