Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/798
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBRENNAND, Edna Gusmão De Goespt_BR
dc.contributor.authorFILHO, Francisco Bento Da Silvapt_BR
dc.coverage.spatialPBpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:48Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:48Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/798-
dc.descriptionPPGEpt_BR
dc.description.abstractESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ESTUDAR O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA, A PARTIR DA APREENSÃO E ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA. NESSE SENTIDO, FOI EMPREENDIDA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA VIOLÊNCIA, SOB O PONTO DE VISTA HISTÓRICO, EPISTEMOLÓGICO, CONCEITUAL E COMO AS DIVERSAS CIÊNCIAS A CARACTERIZAM. DEFINIDO O ESTUDO, PRIVILEGIOU-SE UM ENQUADRE SOCIAL E POLÍTICO, ELEGENDO GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA COMO OS BALIZADORES TEÓRICOS. A ESPECIFICIDADE DO FENÔMENO (VIOLÊNCIA NA ESCOLA) LEVOU A UM SUCINTO ESTUDO ACERCA DA EDUCAÇÃO E SEU PAPEL COMO ESPAÇO DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA, NUM CONTEXTO GLOBALIZADO E AS IMPLICAÇÕES DESSE QUADRO PARA O RECRUDESCIMENTO DAS MANIFESTAÇÕES DA VIOLÊNCIA NO UNIVERSO ESCOLAR. FEZ-SE NECESSÁRIA A EFETIVAÇÃO DE UMA PESQUISA EMPÍRICA DE CORTE TRANSVERSAL. EMPREGOU-SE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA DE INVESTIGAÇÃO E VARIADAS TÉCNICAS PARA CAPTAÇÃO DOS DADOS, OS QUAIS FORAM AGRUPADOS, CODIFICADOS, TRANSCRITOS E, POSTERIORMENTE, ANALISADOS UTILIZANDO-SE DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. CONSTATOU-SE A INTENSIDADE COM QUE O FENÔMENO SE APRESENTA NO UNIVERSO DAS ESCOLAS PESQUISADAS E QUE A PRÁTICA DOCENTE, COM POUCAS EXCEÇÕES, ALTERNA-SE ENTRE O MEDO, A REPRESSÃO E A EVASIVA, REPRESENTADA PELA DENEGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DO FENÔMENO NAS HOSTES ESCOLARES. COM BASE NOS DISCURSOS, INFERIU-SE A POUCA CONTEXTUALIZAÇÃO, PELOS PROFESSORES, NA ANÁLISE DA VIOLÊNCIA, MUITO EMBORA SUAS CRÍTICAS TENHAM APONTADO ELEMENTOS PRESENTES NA NOVA FORMATAÇÃO DOS SUJEITOS E COMUNIDADES, SOB OS AUSPÍCIOS DA GLOBALIZAÇÃO QUE, AMBIENTADA PELAS MÁXIMAS NEOLIBERAIS, CARACTERIZA A REESTRUTURAÇÃO DO CAPITALISMO INFORMACIONAL. NA LEITURA DO DISCURSO DOS ALUNOS, VERIFICOU-SE A CONFIRMAÇÃO DA FORMA DE ATUAR DOS PROFESSORES E O ABISMO EXISTENTE ENTRE A CIDADANIA LEGISLADA E A CIDADANIA VIVENCIADA, O PROCESSO GRADUAL E INEXORÁVEL DE CRISE DA ÉTICA E DA SOLIDARIEDADE NAS RELAÇÕES SOCIAIS E QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO VETORES ESTRATÉGICOS NA DERROCADA DESSES VALORES. POR ESSA REALIDADE, CONCLUIU-SE QUE A VIOLÊNCIA NA ESCOLA É UMA REALIDADE COMPLEXA E CONTAMINADA POR TODOS OS CONDICIONANTES DA NOVA ORDEM MUNDIAL, EM SEUS ASPECTOS ESTRUTURAIS E CULTURAIS. FOI SUGERIDO QUE A ESCOLA, POR SEUS QUADROS DOCENTES, EMPREENDA UMA DISCUSSÃO QUE VÁ ALÉM DE APONTAR AS COSTUMEIRAS CAUSAS DA VIOLÊNCIA. NESSE SENTIDO, URGE CAPACITAÇÃO, DISCUSSÃO COM OS SEGMENTOS INTERNOS, ORGANIZAÇÃO E O VISLUMBRE DO POLÍTICO QUE SE INSERE, INDELEVELMENTE, NO PEDAGÓGICO COMO UMA DAS FORÇAS PROPULSORAS NO RESGATE DA CIDADANIA E DA HUMANIZAÇÃO, BANALIZADAS SOB OS NOVOS MECANISMOS GLOBAIS, RECONHECIDOS COMO HISTÓRICOS E, PORTANTO, NÃO DEFINITIVOS.pt_BR
dc.format.extent842573 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOApt_BR
dc.subjectGLOBALIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectCIDADANIApt_BR
dc.subjectVIOLÊNCIA NA ESCOLApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventudept_BR
dc.titleESCOLA DO MEDO: O DISCURSO DOS ATORES EDUCACIONAIS ACERCA DA VIOLÊNCIA NA ESCOLApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf822.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools