Repositorio Dspace

TORNANDO-SE SUJEITOS SOCIOCULTURAIS COM A ARTE: UMA EXPERIENCIA DE JOVENS ESTUDANTES E PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL DA VILA PINHO

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor CAMPOS, Rogerio Cunha De pt_BR
dc.contributor.author MATOS, Adalgisa Helena Gomes De pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:48Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:48Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/796
dc.description BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract ESTA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CUJA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO É SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO PROBLEMATIZA A PARTIR DO ESTUDO DE CASO, A RELAÇÃO ENTRE A ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E OS SEUS SUJEITOS PROFESSORES E ALUNOS. A EXPERIÊNCIA ESTÁ COMPREENDIDA NO PERÍODO ENTRE INÍCIO DE 1RESUMO 95 A FINAL DE 1998, MOMENTO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLA PLURAL. ACONTECEU EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BELO HORIZONTE, LOCALIZADA NA PERIFERIA DA REGIONAL BARREIRO. O OBJETIVO GERAL DESTA DISSERTAÇÃO FOI O DE ANALISAR A PARTIR DAS FALAS DOS SUJEITOS - JOVENS E PROFESSORES - OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À EXPERIÊNCIA, ALÉM DA TENTATIVA DE PRODUÇÃO DE REFLEXÃO SOBRE COMO ACONTECERAM NA EXPERIÊNCIA AS RELAÇÕES ENTRE A ARTE, A EDUCAÇÃO, OS JOVENS, A ESTÉTICA E A ÉTICA. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO NAS FALAS DOS SUJEITOS E NO AMPLO MATERIAL COMO: REGISTRO EM FITAS DE VÍDEO, FOTOGRAFIAS, TRABALHOS DE ALUNOS, PROJETOS, PUBLICAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA EM LIVRO QUE, OS SUJEITOS QUE VIVERAM ESSA EXPERIÊNCIA, CONSTRUÍRAM ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE E SE CONSTRUÍRAM ENQUANTO SUJEITOS. NESSA CONSTRUÇÃO, A ARTE PERMEOU OS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE ULTRAPASSARAM AS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, PERPASSANDO POR TODA A ESCOLA, ENTRELAÇANDO-SE COM AS PRÁTICAS CULTURAIS VINDAS DE FORA. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ALÉM DA ANÁLISE DOCUMENTAL, A FOTOGRAFIA FOI UM ELEMENTO IMPORTANTE COMO FONTE COMPROBATÓRIA E COMO CATALISADORA DAS INFORMAÇÕES, ALÉM DE TRAZER À MEMÓRIA TODO O CONTEXTO DO QUE FOI VIVIDO COM OS SENTIMENTOS, AS EMOÇÕES E OS SENTIDOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICAM QUE OS SUJEITOS QUE VIVERAM ESSA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM A ARTE SE TORNARAM OUTROS, POIS O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NÃO FICOU APENAS NA SUPERFÍCIE, DEIXOU MARCAS. A ARTE DENTRO DO CURRÍCULO NÃO SE LIMITOU AO SEU LADO OFICIAL DE ENSINO DA ARTE, MAS SE DEIXOU CONTAMINAR PELAS CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS DOS JOVENS ALUNOS E DOS PROFESSORES, MOBILIZANDO A ESCOLA E CONSTRUINDO SUBJETIVIDADES SINGULARES E COLETIVAS. pt_BR
dc.format.extent 2478829 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject PROFESSORES pt_BR
dc.subject ARTES pt_BR
dc.title TORNANDO-SE SUJEITOS SOCIOCULTURAIS COM A ARTE: UMA EXPERIENCIA DE JOVENS ESTUDANTES E PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL DA VILA PINHO pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto