Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/787
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORETTI, Lucia Helena Tiossopt_BR
dc.contributor.authorSALEM, Maura Lucia Azevedopt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:47Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:47Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/787-
dc.descriptionREDE DE BIBLIOTECAS DA UNOESTEpt_BR
dc.description.abstractCOMO PROFISSIONAL DA ÁREA DA EDUCAÇÃO ATUAMOS NO ENSINO DE 5ª A 8ª SÉRIE, NO QUAL DESENVOLVEMOS UM TRABALHO COM ALUNOS, PAIS E PROFESSORES ACOMPANHANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, JUSTIFICANDO ASSIM O INTERESSE NESTA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO ESTUDAR, NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, A PERCEPÇÃO QUE O ALUNO ADOLESCENTE TEM DE SI E DO ADOLESCENTE EM GERAL, COMO TAMBÉM A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR JUNTO A ESTES ALUNOS E À SUA FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO JUNTO AOS MEMOS. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI A PESQUISA DE CAMPO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 22 PROFESSORES E 40 ALUNOS DE 5ª À 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E 15 ALUNOS DE 2ª A 4ª ETAPA EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (6ª A 8ª SÉRIE SUPLETIVO DO ENSINO FUNDAMENTAL), SITUADAS NUMA FAIXA ETÁRIA DE 10 A 21 ANOS. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UM COLÉGIO ESTADUAL DO NOROESTE DO PARANÁ. PARA A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES ABERTAS, APLICADO AOS DOCENTES COM OBJETIVO DE COLETAR INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE SUA FORMAÇÃO, BEM COMO SUAS ATIVIDADES DIDÁTICAS JUNTO AOS ACADÊMICOS SUPRACITADOS E UM QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS, VISANDO OBTER MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DESTES A RESPEITO DE SI MESMO E DA ADOLESCÊNCIA, DE UMA FORMA GERAL. O ESTUDO APONTOU QUE CERCA DE 68,18% DOS PROFESSORES RESPONDERAM QUE NÃO TIVERAM EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA, EMBASAMENTO PARA SUA ATUAÇÃO JUNTO AO ALUNO ADOLESCENTE. QUANDO QUESTIONADOS SOBRE COMO PERCEBEM O ALUNO ADOLESCENTE, 68,2% NOS MOSTRAM UM ALUNO ADOLESCENTE QUE ESTÁ PERDIDO, DESINTERESSADO, DESCOMPROMISSADO, SEM LIMITE, INDISCIPLINADO. ENTRE OS ALUNOS OBSERVAMOS QUE A MAIORIA DENOTA CONOTAÇÕES NEGATIVAS AO ADOLESCENTE DE REBELDIA, IRRESPONSABILIDADE E OUTRAS REPRESENTANDO UM TOTAL DE 78% E QUANDO INDAGADOS À PECEPÇÃO DE SI MESMO, APRESENTAM CONOTAÇÕES POSITIVAS COMO LEGAL, RESPONSÁVEL DENTRE OUTRAS, NUM TOTAL DE 62% DOS ALUNOS QUE APRESENTAM UMA IMAGEM POSITIVA DE SI. QUESTIONADOS DE COMO OS PROFESSORES OS VÊEM COMO O ADOLESCENTE HOJE, A MAIORIA DOS ALUNOS ENFATIZA CARACTERÍSTICAS DE REBELDIA, INDISCIPLINA, DESINTERESSE, DESMOTIVAÇÃO E FALTA DE RESPONSABILIDADES. POUCOS FORAM OS JOVENS QUE RESPONDERAM POSITIVAMENTE A QUESTÃO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A SEREM COMPORTADOS. ISTO QUER DIZER QUE EXISTE UMA CERTA COMPATILIDADE ENTRE A PERCEPÇÃO QUE O PROFESSOR TEM DO SEU ALUNO ADOLESCENTE E A VISÃO QUE O ALUNO TEM DA ADOLESCÊNCIA EM GERAL. PORÉM, A PERCEPÇÃO QUE O JOVEM TEM DO ADOLESCENTE EM GERAL DIVERGE DA PERCEÇÃO DE SI, DA ADOLESCÊNCIA EM GERAL E COMO ADOLESCENTE. PODEMOS COCLUIR QUE ESTA INCOMPATIBILIDADE ENTRE AS PERCEPÇÕES DO PROFESSOR E DO ALUNO ADOLESCENTE NOS LEVA A REFLETIR SOBRE UMA CONDUTA QUE PODERÁ PERPETUAR-SE E TORNAR-SE DIFICIL DE MUDAR. POTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO E IMPORTANTE UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO JUNTO A ESSES ADOLESCENTES. TAMBÉM PROPOR UM PROJETO DE FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES.pt_BR
dc.format.extent1099188 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTApt_BR
dc.subjectPRATICA DOCENTEpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectADOLESCENTESpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolarpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO DO ALUNO ADOLESCENTE NA PRÁTICA DOCENTEpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools