Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/775
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLUCCHESI, Martha Abrahão Saadpt_BR
dc.contributor.authorALMEIDA, Vailde Bragança Silveira Dept_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:45Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:45Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/775-
dc.descriptionUNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS - CAMPUS VILA MATHIASpt_BR
dc.description.abstractA PESQUISA SOBRE O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA OS JOVENS FOI FEITA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA BAIXADA SANTISTA. AS RESPOSTAS MOSTRARAM QUE JOVENS DAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR TÊM, MUITAS VEZES, OPINIÕES SEMELHANTES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA, BASEADAS NO DISCURSO TRADICIONAL DO VALOR DA EDUCAÇÃO FORMAL, SEM LEVAR EM CONTA SUAS DIFERENTES REALIDADES E PERSPECTIVAS DE FUTURO. A ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ALUNOS FOI ELABORADA NUMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA E, A PARTIR DELA, FORAM DISCUTIDOS OS PAPÉIS DOS VÁRIOS GRUPOS ENVOLVIDOS NO SISTEMA EDUCACIONAL: AS AUTORIDADES, OS PROFESSORES, OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ABRIR UMA POSSIBILIDADE DE SE PENSAR A CRISE EDUCACIONAL BRASILEIRA COMO UMA GUERRA SEM LADOS, ONDE TODOS OS IMPLICADOS PODEM SER, AO MESMO TEMPO, VÍTIMAS E ALGOZES. A ARGUMENTAÇÃO BASEIA-SE NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER NA SOCIEDADE E SOBRE A CAPACIDADE PRODUTIVA DO PODER. O TEXTO APONTA PARA UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA DE COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO E PARA A NECESSIDADE DE UMA AÇÃO EDUCATIVA DIALÓGICA EM QUE JOVENS E ADULTOS, LEIGOS E ESPECIALISTAS SE CO-RESPONSABILIZEM PELO PROJETO DA EDUCAÇÃO NACIONAL.pt_BR
dc.format.extent637793 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOSpt_BR
dc.subjectFENOMENOLOGIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectFOUCAULTpt_BR
dc.subjectPODER E SABERpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleENTRE A AFIRMAÇÃO E A CRÍTICA: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO A PARTIR DO DISCURSO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA BAIXADA SANTISTApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf622.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools