Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/771
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Rita De Cássia Da Silvapt_BR
dc.contributor.authorWOICIECHOWSKI, Maríliapt_BR
dc.coverage.spatialPRpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:44Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:44Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/771-
dc.descriptionBIBLIOTECA DO BLOCO Mpt_BR
dc.description.abstractAPRENDER A LER E A ESCREVER PARA MUITOS JOVENS, ADULTOS E IDOSOS BRASILEIROS SIGNIFICA UM ENCONTRO OU REENCONTRO COM OS CONTEÚDOS QUE DETERMINAM OS CAMINHOS PARA SE ENTENDER E TRANSFORMAR O MUNDO. DIANTE DESSA EXPECTATIVA, O PONTO DE PARTIDA DA PESQUISA É REGISTRAR O SIGNIFICADO DO APRENDER E DO ENSINAR A LER E A ESCREVER, A PARTIR DA FALA DOS ALUNOS E PROFESSORES DAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, BEM COMO DA CONTRIBUIÇÃO DE COORDENADORES DE EJA E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. A PARTIR DAÍ SONDAR ATÉ QUE PONTO ESSA PRESSA EM ALFABETIZAR (O BRASIL ENTRA NO SÉCULO XXI COM 20 MILHÕES DE ANALFABETOS ABSOLUTOS) INTERFERE NA CONQUISTA DESSE SIGNIFICADO DO APRENDER E ENSINAR A LER E A ESCREVER. ISTO PORQUE NA SÍNTESE DOS OBJETIVOS QUE VÃO INTENSIFICAR ESSA EXPECTATIVA ESTÁ O COMPROMISSO DA EJA DE IR ALÉM DOS CAMINHOS DA SIMPLES AQUISIÇÃO DO CÓDIGO ESCRITO, OU SEJA, ENSINAR PARA QUE O ALUNO FAÇA USO DOS CONTEÚDOS ASSIMILADOS NO SEU COTIDIANO DE VIDA. AINDA QUE O ESTADO DE ADULTO INCLUA TAMBÉM O IDOSO, A PESQUISA TRATA EM SEU TERCEIRO CAPÍTULO (SÃO QUATRO CAPÍTULOS) DOS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE, POR ISSO A REFERÊNCIA NO TÍTULO A JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. NA REALIZAÇÃO DO ESTUDO, A OPÇÃO FOI POR UMA PESQUISA QUALITATIVA - ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA. PELA INVESTIGAÇÃO, FOI POSSÍVEL DETECTAR A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO ALUNO ATRAVÉS DA QUALIDADE DO ENSINO E DO INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. OU SEJA, DAR RESPOSTAS DE SUCESSO PARA ALUNOS E PROFESSORES E NÃO NÚMEROS E ESTATÍSTICAS PARA SATISFAZER EXIGÊNCIAS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS.pt_BR
dc.format.extent864356 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApt_BR
dc.subjectALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.subjectPOLÍTICA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleJOVENS, ADULTOS E IDOSOS: O SABOR DE APRENDER E ENSINAR A LER E A ESCREVERpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf844.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools