Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/719
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorASSMANN, Hugopt_BR
dc.contributor.authorFLOR, Edson Almeidapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:35Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:35Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/719-
dc.descriptionTAQUARAL/UNIMEP; INEPpt_BR
dc.description.abstractO PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER UM ESTUDO ACERCA DAS VIVÊNCIAS DE ALUNOS ADOLESCENTES. NESSA IDADE DE TRANSIÇÃO, QUE LEVA O ADOLESCENTE A VIVER EM CRISE DE IDENTIDADE, AUXILIAMO-NOS DA TEORIA PSICOSSOCIAL DE ERIKSON (1976), QUE ENFATIZA ESTA QUESTÃO, DANDO SENTIDO A ELA. CRISE NA ADOLESCÊNCIA É NATURAL, NORMAL. SÃO AS CRISES QUE O FORTIFICAM A DESENVOLVER SUA PRÓPRIA IDENTIDADE COM MAIOR CONSISTÊNCIA. SEM ELAS O ADOLESCENTE TERIA SÉRIOS PROBLEMAS E NÃO CONSEGUIRIA OBTER UMA IDENTIDADE SÓLIDA, VIVERIA O RESTO DE SUA VIDA SEM DAR SENTIDO À PRÓPRIA VIDA. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A 1050 ALUNOS EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS, NO INTERIOR DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2001 A AGOSTO DE 2002. NUM PRIMEIRO MOMENTO PROCURAMOS AUSCULTAR A BUSCA DE SIGNIFICADOS NO DIA-A-DIA DO ADOLESCENTE. TIVEMOS COMO OBJETIVO DESCORTINAR O COTIDIANO DO ADOLESCENTE. A SEGUIR, A META FOI ANALISAR O PERFIL DOS ALUNOS ADOLESCENTES NO TOCANTE À ESCOLHA PROFISSIONAL. POR FIM, O OBJETIVO ESPECÍFICO FOI OBSERVAR COMO AS PESSOAS, QUE ESTÃO INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR, PERCEBEM O ESTADO DA ESCOLA ATUAL. TENTAMOS, POR OUTRO LADO, BUSCAR ESTABELECER COMO SERIA A ESCOLA IDEAL, A "ESCOLA DOS SONHOS" NA VISÃO DOS ENTREVISTADOS. CONSTATOU-SE SIGNIFICATIVA VONTADE ENTRE OS PESQUISADOS DE DESENVOLVER NOVOS SIGNIFICADOS, VISANDO CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, QUE FORME CIDADÃOS CRÍTICOS NA LUTA POR UMA VIDA MELHOR E HUMANA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS CONFIRMOU QUE O COTIDIANO DO ADOLESCENTE TEM MUITAS ALTERNÂNCIAS; O ADOLESCENTE VIVE EM CONSTANTE TENSÃO, POR SER UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO.pt_BR
dc.format.extent527703 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABApt_BR
dc.subjectADOLESTENTESpt_BR
dc.subjectMORATÓRIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleUMA MORATÓRIA ÉTICA PARA ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONALpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf515.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools