Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/715
Title: NAS ONDAS DA INCLUSÃO: AS VOZES ESCUTADAS DAS EXPERIÊNCIAS SENTIDAS POR EDUCANDOS DE UM PROJETO DE RÁDIO-ESCOLA
Authors: PINEL, Hiran
MOTTA, Gláucio Rodrigues
Keywords: EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL;FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL;RÁDIO-ESCOLA
Issue Date: 2005
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Abstract: A PRESENTE DISSERTAÇÃO BUSCA DESVELAR AS EXPERIÊNCIAS SENTIDAS POR UM GRUPO DE DEZ CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE RÁDIO-ESCOLA REALIZADO EM DEZEMBRO DE 2004, EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA PERIFERIA DE VITÓRIA, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. A PROPOSTA DA PESQUISA SURGIU DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO REALIZADO NA RÁDIO QUE JÁ HAVIA NA ESCOLA, MAS QUE SE ENCONTRAVA EM VIAS DE EXTINÇÃO. PROPOMOS ENTÃO À DIREÇÃO DO COLÉGIO UMA INTERVENÇÃO QUE REDINAMIZASSE O PROJETO E ONDE PUDÉSSEMOS INVESTIGAR A PERCEPÇÃO QUE OS EDUCANDOS TERIAM EM PARTICIPAR DA RÁDIO. PARA TANTO, REVIVEMOS A RÁDIO-ESCOLA DURANTE TRÊS DIAS DO MÊS DE DEZEMBRO, DURANTE A SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA, EVENTO ORGANIZADO ANUALMENTE PELO COLÉGIO. A ESCOLHA METODOLÓGICA PARA ESTRUTURAR A INTERVENÇÃO FOI A PESQUISA-AÇÃO EXISTENCIAL, COMO PROPÕE BARBIER. A ANÁLISE QUALITATIVA DOS DEPOIMENTOS, SOB O ENFOQUE FENOMENOLÓGICO, SEGUIU A METODOLOGIA DOS QUATROS PASSOS PROPOSTA POR GIORGI. AS CATEGORIAS EXTRAÍDAS DAS UNIDADES DE SENTIDO (US) DESVELADAS FORAM ANALISADAS SOB AS PERSPECTIVAS HUMANISTAS DE ROGERS, FREIRE, FRANKL E PINEL. APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL OBSERVARMOS QUE O ESPAÇO DA RÁDIO-ESCOLA POSSIBILITA MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS AOS EDUCANDOS. A ANÁLISE DOS ELEMENTOS DO VIVIDO EXTRAÍDOS DOS DEPOIMENTOS REVELA A AMPLIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS. FOI TAMBÉM POSSÍVEL CONCLUIR QUE ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO ENTRE OS MEMBROS, OS PARTICIPANTES DO GRUPO DESENVOLVEM HABILIDADES COGNITIVAS E AFETIVAS, O QUE REVELA O ALCANCE QUE A EXPERIÊNCIA DA RÁDIO ESCOLA PROPICIA.
Description: BIBLIOTECA DA UFES
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/715
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools