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dc.contributor.advisorCACCIA-BAVA, Augustopt_BR
dc.contributor.authorGRACIOLI, Maria Madalenapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:32Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:32Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierSOCIOLOGIApt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/708-
dc.descriptionFACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS-CAMPUS DE ARARAQUARApt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO PROCUROU INVESTIGAR OS ASPECTOS PREPONDERANTES EXISTENTES NAS REPRESENTAÇÕES DOS JOVENS NA ELABORAÇÃO DA SUA CONCEPÇÃO DE FUTURO A PARTIR DE SUA TRAJETÓRIA PELO ENSINO MÉDIO. SÃO JOVENS PROVENIENTES DAS CLASSES SUBALTERNAS E DAS FRAÇÕES MAIS BAIXAS DAS CAMADAS MÉDIAS, QUE BUSCAM NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO AS CREDENCIAIS PARA INGRESSO EM CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS E, PRINCIPALMENTE, A ESCOLARIDADE QUE LHES PERMITA TER ACESSO A MELHORES EMPREGOS. PARA ISSO, FORAM ANALISADOS DOCUMENTOS ELABORADOS PELO MEC PARA REFORMA DO ENSINO MÉDIO, PARA COMPREENDER AS IDEOLOGIAS E OS INTERESSES NELES IMPLÍCITOS E COMO ISSO AFETA A FORMAÇÃO DO JOVEM. PELAS ENTREVISTAS, FORAM OUVIDOS DIRETORES DE ESCOLAS, PROFESSORES E PAIS DE ALUNOS. JÁ PARA OS JOVENS AQUI PESQUISADOS, ALÉM DAS ENTREVISTAS, FORMAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS E REUNIDOS EM GRUPOS FOCAIS, QUE POSSIBILITARAM APREENDER SUAS CONCEPÇÕES DE FUTURO ELABORADAS PARTIR DE SUAS TRAJETÓRIAS PELO ENSINO MÉDIO. A REALIDADE ENCONTRADA REVELOU-SE COMPLEXA, O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO MINISTRADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO POTENCIALIZA AS OPORTUNIDADES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TORNANDO-SE UM OBSTÁCULO PARA A CONCRETIZAÇÃO DOS SEUS PROJETOS DE FUTURO. POR CONSEGUINTE, OS JOVENS VÃO PRIVILEGIAR O TRABALHO EM DETRIMENTO DA ESCOLA, COMPARTILHANDO INSEGURANÇAS E PREOCUPAÇÕES, CONSTRUINDO EXPECTATIVAS POUCO SIGNIFICATIVAS EM RELAÇÃO AO FUTURO. PELO QUE FOI OBSERVADO, ESTUDO, TRABALHO E FAMÍLIA SÃO PROJETOS COMUNS AOS JOVENS, QUE DESEJAM ADQUIRIR INDEPENDENCIA FINANCEIRA E AUTONOMIA PESSOAL E BUSCAM NO ESTUDO, APESAR DOS OBSTÁCULOS, A POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL.pt_BR
dc.format.extent1409014 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNESP - ARARAQUARApt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectCLASSES POPULARESpt_BR
dc.subjectPERCEPÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escolapt_BR
dc.titleA CONCEPÇÃO SUBVERTIDA DE FUTURO DOS JOVENS: A TRAJETÓRIA PELO ENSINO MÉDIOpt_BR
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