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dc.contributor.advisorLUNARDI, Valéria Lerchen
dc.contributor.authorNEVES, Elaine da Silva-
dc.date.accessioned2009-03-02T13:04:41Z-
dc.date.available2009-03-02T13:04:41Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationNEVES, Elaine da Silva. A problemática sócio-ambiental de uma comunidade, discutida a partir de encontros democráticos. 2003. Rio Grande 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)Fundação Universidade Federal de Rio Grande. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. 2003. Orientador(a): Valéria Lerch Lunardien
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/677-
dc.description.abstractA partir da análise de uma problemática ambiental, percebida nos recursos hídricos do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) e, numa visão sistêmica, visualizando-se uma das suas origens deste impacto no Bairro Getúlio Vargas 9BGV), optou-se por ampliar o conhecimento desta comunidade sobre as questões ambientais vivenciadas, esclarecendo seus direitos e deveres, tendo em vista a criação de um Núcleo em Educação Ambiental, dentre outras estratégias de enfrentamento. Compreendendo a Educação Ambiental como possível agente transformador de uma realidade como uma educação política, com resgate da cidadania, as tentativas de aproximação e inserção na comunidade se deram com várias entidades represntativas do BGV, participando em diferentes atividades, conhecendo sua realidade e seus principais problemas, destacando-se a fome como o mais relevante. Mediante a constituição de um grupo denominado de Encontros democráticos, realizado com um grupo de mães da comunidade, inspirado, fundamentalmente na proposta do Círculo de Cultura de Paulo Freire, implementaram-se atividades como um trilha, de modo a privilegiar uma abordagem sistêmica da problemática ambiental, demosntrando, concomitantemente, a força de um coletivo para a geração de mudanças. Esta prática educativa culminou com a articulação e mobilização de outros membros da comunidade e representantes da administração pública municipal apra a implementação do Núcleo de Educação Ambiental, como um espaçõ destinado à discussão e enfrentamento de problemas sócio-ambientais e conscientização da comunidade de sua força e poder, enquanto cidadão.en
dc.format.extent1514355 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherFundação Universidade Federal de Rio Grande. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambientalen
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALen
dc.titleA problemática sócio-ambiental de uma comunidade, discutida a partir de encontros democráticosen
dc.typeThesisen
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