Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRIBEIRO, Vera Masagão-
dc.contributor.authorMONTENEGRO, Fábio-
dc.date.accessioned2009-02-06T13:39:36Z-
dc.date.available2009-02-06T13:39:36Z-
dc.date.issued2001pt
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/661-
dc.descriptionPESQUISADOR RESPONSÁVEL: Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa). DEMAIS PESQUISADORES: Maria Conceição Fonseca (UFMG), Tufi Machado Soares (UFJF), Ana Lucia Lima (IMP), Márcia Cavallari (Ibope). FONTE DE FINANCIAMENTO: Ibope, CNPqen
dc.description.abstractA pesquisa visa conhecer as habilidades e práticas de leitura, escrita e matemática da população brasileira de 15 a 64 anos. De 2001 a 2005, foram realizados levantamentos anuais por meio de entrevistas domiciliares a amostras de duas mil pessoas, focalizando ora a leitura e escrita, ora a matemática. A partir de 2007, os levantamentos passam a ser bianuais e medir simultaneamente, por meio de testes, as habilidades de processar informações verbais ou numéricas contidas em materiais impressos presentes no cotidiano, como notícias, anúncios, instruções, mapas, gráficos, entre outros. São também aplicados questionários para levantar informações sobre o background educacional e familiar dos entrevistados, além de suas práticas de leitura, escrita e matemática no contexto doméstico, do trabalho, do consumo cultural, da participação social e da religião. Além dos levantamentos nacionais, os instrumentos do Inaf vêm sendo utilizados em estudos especiais com o objetivo de diagnosticar necessidades de aprendizagem de populações específicas e avaliar programas educacionais.en
dc.description.sponsorshipIbope CNPqen
dc.format.extent1547463 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherAção Educativa Assessoria Pesquisa e Informaçãoen
dc.publisherInstituto Paulo Montenegropt
dc.subjectALFABETISMO FUNCIONALen
dc.subjectALFABETISMOen
dc.subjectLEITURAen
dc.subjectESCRITAen
dc.subjectLETRAMENTOen
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt
dc.subjectANALFABETOSpt
dc.subject.otherINAF1pt
dc.titleIndicador nacional de alfabetismo funcional, 1º : um diagnóstico pela inclusão social pela educação - primeiros resultadosen
dc.typeTechnical Reporten
Appears in Collections:Indicador nacional de alfabetismo funcional
Indicadores da qualidade na educação: balanço de resultados
Publicações AE (todas)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
inaf1.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.