Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/418
Title: Uma análise do Programa Integrar metalúrgicos a partir da experiência de Passo Fundo
Authors: OLIVEIRA, Luis Fernando de
RIBEIRO, Marlene
Keywords: EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO PROFISSIONAL;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;SINDICALISMO
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Luis Fernando de. Uma análise do Programa Integrar metalúrgicos a partir da experiência de Passo Fundo. 2004. 210f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2004. Porto Alegre. Orientador(a): Marlene Ribeiro.
Abstract: O trabalho de dissertação que apresento tem por objetivo analisar o Programa Integrar, enquanto proposta metodológica desenvolvida pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos CNM, filiada à Central Única dos Trabalhadores CUT, na área da formação profissional, em Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul. Para fundamentar meu trabalho foi necessário retomar algumas questões importantes construídas ao longo do processo histórico e vivenciadas pela classe trabalhadora, transformando de forma radical as relações sociais. A construção histórica que desenvolvi sobre os temas trabalho, educação e sindicalismo servem de fundamento para que se entenda a função do Programa Integrar quando se propõe a implementar uma política de educação, voltada à qualificação e/ou requalificação da classe trabalhadora, como forma de contribuir para a transformação da educação no Brasil, sob a ótica dos trabalhadores, que intervindo em políticas públicas, consigam resgatar sua autonomia, e, ao mesmo tempo, combatam a exclusão social, na perspectiva da cidadania. O processo metodológico e pedagógico desenvolvido pelo Programa Integrar acena para a integração entre educação fundamental e educação profissional, construída a partir das histórias de vida dos trabalhadores, tornando-os sujeitos da história. A análise possibilita afirmar o Programa Integrar, enquanto proposta metodológica de formação de trabalhadores desempregados ou em vias de perder o emprego, pelo seu caráter inovador de construir o conhecimento partindo da história de vida dos alunos de possibilitar aos professores e instrutores constante formação pedagógica e também como alternativa para a conclusão do ensino fundamental e o posterior ingresso no ensino médio.
Description: Biblioteca Setorial de Educação
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/418
Appears in Collections:Educação do Trabalhador

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools