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dc.contributor.advisorKUENZER, Acácia Zeneidaen
dc.contributor.authorSTEIN, Edson Francisco-
dc.date.accessioned2008-05-16T23:33:17Z-
dc.date.available2008-05-16T23:33:17Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationSTEIN, Edson Francisco. A ação educativa dos sindicatos de trabalhadores, diante das novas demandas de qualificação e requalificação, causadas pela reestruturação capitalista. 2000. 128f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduacao em Sociologia. 2000. Curitiba. Orientador(a): Acácia Zeneida Kuenzer.en
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/412-
dc.descriptionBiblioteca Central da UFPRen
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como foco de investigação a ação educativa realizada em sindicatos de trabalhadores, um de Curitiba e outro de Ponta Grossa, diante das novas demandas de qualificação e requalificação profissional, decorrentes da reestruturação capitalista. Analisou-se de que forma os sindicatos de trabalhadores estão respondendo à demanda por trabalhadores multifuncionais, obrigados a executar múltiplas tarefas como forma de garantir uma produtividade que gere uma taxa de lucro capaz de remunerar o capital, na atual fase de desenvolvimento do modo de produção capitalista denominada acumulação flexível. Apresentou-se o resultado de entrevistas com os responsáveis pelas políticas de educação e qualificação dos sindicatos, com os monitores dos cursos e com os trabalhadores que freqüentaram os cursos. Os trabalhadores, na sua grande maioria, buscam os cursos como forma de ter acesso a escolarização de 1º grau, relegando a questão da qualificação a segundo plano. Além disso, os resultados mostraram que as políticas de qualificação implementadas pelos sindicatos pesquisados reproduzem a qualificação taylorista/fordista no que há de mais frágil. As novas demandas exigem trabalhadores que tenham habilidades cognitivas, o que exige escolarização básica. Os sindicatos implementam cursos de qualificação/requalificação, na lógica da reprodução capitalista, incorporando o discurso da burguesia de que os trabalhadores estão desempregados porque não estão qualificados. Com seus cursos de qualificação, os sindicatos assumem uma tarefa que é do capital, criando uma ilusão e falsa expectativa para os trabalhadores de que, fazendo os cursos, conseguirão empregos. Países desenvolvidos, embora tenham conseguido alcançar a universalização do ensino equivalente ao segundo grau no Brasil, e mesmo aqueles que contam com 60% de sua população atendida pelo ensino de terceiro grau, não encontraram uma fórmula capaz de evitar as elevadas taxas de desemprego que penalizam seus trabalhadores. Demonstra-se, assim, que estar ou não desempregado independe da escolarização. Esses dados confirmam que, sob o capital, não há solução para o desemprego; indicam que os sindicatos devem retomar seu papel histórico de organizar os trabalhadores, como forma de exigir do capital sempre e continuamente maiores salários e empregos para todos, e assim desnudar os fundamentos desse modelo de sociedade que, pela sua lógica excludente, impede aos trabalhadores o acesso aos benefícios e resultados de seu trabalho.en
dc.format.extent413003 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduacao em Sociologiaen
dc.subjectSINDICALISMOen
dc.subjectMOVIMENTO SINDICALen
dc.subjectQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALen
dc.subjectEDUCAÇÃO PROFISSIONALen
dc.subjectEDUCAÇÃO DO TRABALHADORen
dc.subjectEDUCAÇÃO PARA O TRABALHOen
dc.subjectEDUCAÇÃO E TRABALHOen
dc.titleA ação educativa dos sindicatos de trabalhadores, diante das novas demandas de qualificação e requalificação, causadas pela reestruturação capitalistaen
dc.typeThesisen
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