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Title: Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação
Authors: CAVALCANTE, Luciana Matias
DAMASCENO, Maria Nobre
Keywords: EDUCAÇÃO E TRABALHO;CURRÍCULO;EDUCAÇÃO POPULAR
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CAVALCANTE, Luciana Matias. Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação. 2002. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Fortaleza. Orientador(a): Maira Nobre Damasceno.
Abstract: O presente trabalho discute a educação popular a partir dos fazeres e concepções pedagógicas que permeiam as práticas desenvolvidas pelos integrantes de uma experiência educativa não governamental que desenvolve suas atividades desde 1998 na região do grande Jangurussu - o projeto de capacitação profissional do grande Jangurussu / Reconquistar - objetivando contribuir para a superação das condições de pobreza e desemprego, assim como enfatizar em sua proposta educativa a formação crítica. A discussão proposta neste estudo é feita a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, onde os resultados finais apontam para a opção por desenvolver uma prática educativa levando em consideração as concepções de educação popular que vão além das questões instrumentais , procurando desenvolver valores diferentes daqueles enfatizados pela cultura dominante, quando, por exemplo, prioriza a siolidariedade em vez da competição, o respeito 'a natureza que se contrapõe 'a noção capitalista de apropriação material, o diálogo e respeito ao outro que tenta superar o individualismo, a participação em vez do autoritarismo, enfim, um cotidiano onde o currículo oculto e vivido reflete o compromisso com a luta contra-hegemônica na busca de transformação das relações vividas em nossa sociedade. Estes direcionamentos que caracterizam as ações do Projeto Reconquistar vão de encontro 'as expectativas dos alunos que, diante das necessidades imediatas de sobrevivência, buscam a partir da profissionalização e escolarização superar sua condição social, constituindo-se no estímulo primeiro para a participação, modelando os desejos e anseios desses sujeitos diante da educação formal.
Description: Biblioteca Humanidades/UFC
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/392
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