Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/376
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSAPIENSA, Angelina Cervino-
dc.contributor.authorFERRETI, Celso João-
dc.date.accessioned2008-05-15T14:21:38Z-
dc.date.available2008-05-15T14:21:38Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationSAPIENSA, Angelina Cervino. O Programa Integrar de formação profissional da CNM/CUT: estudo sobre sua organização curricular e desenvolvimento do núcleo de Ribeirão Pires. 2002. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Celso João Ferreti.en
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/376-
dc.descriptionBiblioteca PUC/SPen
dc.description.abstractEm 1997, a CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgico, filiada à CUT - Central Única dos Trabalhadores - em convênio realizado com a Prefeitura Municipal de Estância Turística de Ribeirão Pires, São Paulo, criou o núcleo do Programa Integrar - Curso de Formação e Requalificação Profissional para o trabalho na cidade. O curso destinou-se a trabalhadores metalúrgicos maiores de 25 anos, desempregados ou em risco de perder o emprego, com baixa escolaridade - Ensino Fundamental Incompleto- mas que soubessem ler, escrever e contar. O presente trabalho pretende levantar elementos para compreender como a equipe pedagógica do núcleo Ribeirão Pires organizou e desenvolveu seu currículo no período de 1997 a 2000, tempo de funcionamento do núcleo. O processo de investigação foi conduzido sob forma de uma pesquisa de caráter qualitativo envolvendo 9 alunos egressos no núcleo, a professora, o instrutor, a responsável local, a orientadora pedagógica do nucleo, a secretaria de educação municipal, alguns documentos produzido pelo Programa Integrar São Paulo e, os materiais elaborados pela equipe pedagógica e pelos seus alunos durante o curso. Acredito com isso, poder contribuir para a compreensão de um dos processos educativos que trata da formação profissional na atualidade a partir da ótica da população que dele participou.en
dc.format.extent4003291 bytes-
dc.format.extent3230305 bytes-
dc.format.extent4308126 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO DO TRABALHADORen
dc.subjectEDUCAÇÃO E TRABALHOen
dc.subjectPROGRAMA INTEGRARen
dc.subjectQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALen
dc.subjectENSINO PROFISSIONALIZANTEen
dc.subjectCURRÍCULO ESCOLARen
dc.titleO Programa Integrar de formação profissional da CNM/CUT: estudo sobre sua organização curricular e desenvolvimento do núcleo de Ribeirão Piresen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação do Trabalhador

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angelina_Cervino_Sapiensa_parte1.pdf3.91 MBAdobe PDFView/Open
Angelina_Cervino_Sapiensa_parte2.pdf3.15 MBAdobe PDFView/Open
Angelina_Cervino_Sapiensa_parte3.pdf4.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools