Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/3165
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCATELLI JR, Roberto-
dc.contributor.authorLIMA, Ana Lúcia D'Império-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Vera Masagão-
dc.date.accessioned2024-05-06T04:18:43Z-
dc.date.available2024-05-06T04:18:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/3165-
dc.descriptionA partir das reflexões de todos/as os/as especialistas envolvidos/as, avançou-se não somente na análise de dados disponíveis, mas também na reflexão sobre as potencialidades e os limites da própria metodologia adotada pelo Inaf. Na perspectiva de aperfeiçoá-la, as equipes de Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro contaram com apoio de especialistas e com estudos de maior fôlego para abordar questões centrais trazidas pelas análises de 10 anos e pelo acúmulo de experiência das instituições envolvidas nesse período, sobretudo na exploração das intersecções entre alfabetismo e práticas de letramento no mundo do trabalho e de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) – este na perspectiva dos multiletramentos.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo especial é fruto de mais de três anos de trabalho das equipes de profissionais da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro. Foram análises e reflexões sobre a metodologia e os resultados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), como forma de celebrar o primeiro decênio dessa iniciativa em 2011, quando do lançamento do último relatório do Inaf Brasil. Entre 2012 e 2015, um conjunto de especialistas das mais variadas áreas do conhecimento produziu uma série de análises a partir dos bancos de microdados consolidado de dez anos de pesquisa no intuito de elaborar o Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do Inaf, publicado em 2015 pela Editora Autêntica.pt_BR
dc.description.sponsorshipInstituto Paulo Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherAção Educativa Assessoria Pesquisa e Informaçãopt_BR
dc.subjectALFABETISMO FUNCIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.subjectESCRITApt_BR
dc.subjectLEITURApt_BR
dc.subjectLETRAMENTOpt_BR
dc.subjectALFABETISMOpt_BR
dc.subjectANALFABETOSpt_BR
dc.subjectALFABETISMO MATEMÁTICOpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICApt_BR
dc.subjectPROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO E TRABALHOpt_BR
dc.subjectMERCADO DE TRABALHOpt_BR
dc.subjectTRABALHOpt_BR
dc.titleIndicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalhopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Indicador nacional de alfabetismo funcional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INAFEstudosEspeciais_2016_Letramento_e_Mundo_do_Trabalho.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.