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Title: ALICE NO PAÍS DO ESPELHO: O MUD ? JOGO E REALIDADE VIRTUAL
Authors: COSTA, Marcia Regina Da
CAMPOS, Ivelise Fortim De
Keywords: MUD;COMUNIDADE VIRTUAL;JOGO;AVENTURA
Issue Date: 2004
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Abstract: ESTA DISSERTAÇÃO VERSA SOBRE UM JOGO E UMA REALIDADE VIRTUAL CHAMADA MUD (MULTI-USER DUNGEON). O JOGO É BASEADO NUMA AVENTURA DE ESTILO MEDIEVAL, NO QUAL O USUÁRIO CONFRONTA-SE COM MONSTROS VIRTUAIS, A PROCURA DE TESOUROS. O PROGRAMA FUNCIONA MEDIANTE DESCRIÇÕES TEXTUAIS E PERMITE UMA COMUNICAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS JOGADORES CONECTADOS AO PROGRAMA. GRAÇAS A ESSA COMUNICAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS, É POSSÍVEL FORMAR-SE UM AGRUPAMENTO DE JOGADORES EM TORNO DO MUD. ASSIM, A PROPOSTA DESTA PESQUISA É FAZER UMA ETNOGRAFIA VIRTUAL, PARA CONHECER OS JOGADORES PARTICIPANTES DESSE PROGRAMA E SABER OS MOTIVOS QUE OS ATRAEM A DELE PARTICIPAR, UMA VEZ QUE MUITOS JOGADORES DISPENDEM BASTANTE TEMPO COM ELE. DESTA FORMA, NA PRIMEIRA PARTE DA DISSERTAÇÃO, APRESENTA-SE O MUD, SUA ORIGEM E FUNCIONAMENTO. A SEGUNDA PARTE DA PESQUISA PROPÕE-SE A CONHECER OS JOGADORES E, PARA TANTO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO SOBRE SUA VIDA FORA DO COMPUTADOR (IDADE, SEXO, LOCALIZAÇÃO, ETC.) E SEUS HÁBITOS DE CONEXÃO EM RELAÇÃO AO MUD (TIPO DE ACESSO, NÚMERO DE HORAS DE ACESSO). NA TERCEIRA PARTE, PROCURA-SE COMPREENDER AS MOTIVAÇÕES DOS JOGADORES PARA FREQÜENTAR O MUD. ESSAS MOTIVAÇÕES FORAM OBTIDAS COM BASE NA FREQÜÊNCIA DE RESPOSTAS NO QUESTIONÁRIO DA PESQUISA, DISPOSTAS EM QUATRO ITENS: JOGO, REALIDADE VIRTUAL, AVENTURA E SOCIABILIDADE, SENDO ESTES OS MOTIVOS MAIS COMUNS PELOS QUAIS OS USUÁRIOS SE MANTÊM LIGADOS AO MUD. NO QUESITO JOGO, EXAMINA-SE COMO OS JOVENS SÃO ATRAÍDOS POR ESTE JOGO ELETRÔNICO, COM ESPAÇO E TEMPOS PRÓPRIOS, E VERIFICA-SE QUE TIPO DE JOGO SE CONSTITUI O MUD. SENDO ELE SIMULADOR DE UMA REALIDADE VIRTUAL, OS JOGADORES PODEM UTILIZAR-SE DELE DE DUAS FORMAS: UMA, COMO ESPAÇO PSICOLÓGICO E OUTRA, PARA A VIVÊNCIA DE UMA AVENTURA. NO ASPECTO DE SOCIABILIDADE, DISCUTE-SE O MUD COMO PROPICIADOR DE NOVAS AMIZADES ENTRE OS USUÁRIOSE, TAMBÉM, COMO SE PODE CONSIDERAR O MUD UMA COMUNIDADE VIRTUAL. POR FIM, CONCLUE-SE SER POSSÍVEL FAZER UM PARALELO ENTRE O MUD E O CONTO DE LEWIS CARROL, ALICE NO PAÍS DO ESPELHO, CONSIDERANDO O JOGADOR DE MUD COMO ALICE, QUE SE AVENTURA POR UM MUNDO MÁGICO, DISPONÍVEL ATRAVÉS DE UM ESPELHO, E AQUI SE FAZ UM PARALELO COM A TELA DO COMPUTADOR. OS ?MUDEIROS?, COMO ALICE, ENTRAM NO MUNDO VIRTUAL, AVENTURAM-SE E ACORDAM NOVAMENTE PARA A VIDA COTIDIANA, COM A DIFERENÇA QUE, DESSE SONHO, TRAZEM AMIGOS PARA A SUA REALIDADE.
Description: PUC/SP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2216
Other Identifiers: Mestrado
ANTROPOLOGIA
EXCLUSIVO
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