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dc.contributor.advisorCARVALHO, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorMEIRELLES, Mauropt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-18T23:56:35Z-
dc.date.available2009-03-18T23:56:35Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2181-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractHÁ DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NOS NÍVEIS DE FLUÊNCIA DIGITAL ENTRE OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PORTO ALEGRE EM FUNÇÃO DE SUAS DIFERENTES CONDIÇÕES DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES, CONECTIVIDADE E SOCIABILIDADE. UTILIZAMOS UMA AMOSTRA DE 430 CASOS OBTIDOS EM 19 ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COM O OBJETIVO DE MAPEAR AS RELAÇÕES TECIDAS NA REDE DE INTERAÇÕES ENTRE AGENTES HUMANOS E NÃO-HUMANOS QUE COMPÕEM O ENTORNO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO. PARA RECONSTITUIRMOS AS MÚLTIPLAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, UTILIZAMOS A IDÉIA DE REDE SOCIOTÉCNICA, PRINCIPALMENTE, NO QUE SE REFERE A INTERESSES POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS DOS GRUPOS ENVOLVIDOS, EVITANDO, SOBRETUDO, À LUZ DE TAL ABORDAGEM, A DIMENSÃO MERAMENTE INSTRUMENTAL DA CIÊNCIA. TRABALHAMOS COM MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA O ESTABELECIMENTO DE INDICADORES DE ACESSIBILIDADE, USABILIDADE, INTERCONECTIVIDADE, SOCIABILIDADE E FLUÊNCIA NO USO DO SUPORTE INFORMÁTICO. O CONCEITO WEBERIANO DE TIPO IDEAL SERVIU DE SUBSÍDIO À CONSTRUÇÃO DE PARÂMETROS DE ANÁLISE. COM O USO DESTE APORTE METODOLÓGICO-CONCEITUAL ESTABELECEMOS DISTÂNCIAS EXISTENTES ENTRE OS DIFERENTES PONTOS DESSA REDE DE INTERAÇÕES. OS INDICADORES PERMITIRAM IDENTIFICAR SETE NÍVEIS DISTINTOS DE FLUÊNCIA DIGITAL ENTRE OS ALUNOS, SENDO DOIS RELACIONADOS À ACESSIBILIDADE (NÃO FLUENTES I E II), DOIS À USABILIDADE DO SUPORTE E DA INTERNET (NÃO FLUENTES III E IV) E TRÊS RELATIVOS AO NÍVEL DE DOMÍNIO QUE ESTES POSSUEM COM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DO SUPORTE INFORMÁTICO (FLUENTE NO SUPORTE INFORMÁTICO, FLUENTE POTENCIAL, FLUENTE NO USO DO SUPORTE INFORMÁTICO E DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO).pt_BR
dc.format.extent2691019 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DIGITALpt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectENSINO PÚBLICOpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, MÍDIA E TICpt_BR
dc.subject.otherMÍDIA - Apropriações, usos e representaçõespt_BR
dc.titleAS REDES QUE SE TECEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE PORTO ALEGRE : O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE FLUÊNCIA DIGITAL A PARTIR DE UMA ABORDAGEM SOCIOTÉCNICApt_BR
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

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