Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGALLOIS, Dominique Tilkinpt_BR
dc.contributor.authorMACEDO, Silvia Lopes Da Silvapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:42:34Z-
dc.date.available2009-03-14T18:42:34Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.date.submitted2000pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierANTROPOLOGIApt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2135-
dc.descriptionFFLCHpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO DISCUTE AS IMPLICAÇÕES ENTRE A FORMA DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NÃO-ÍNDIA, ENTENDIDA COMO ORGANIZAÇÃO QUE VISA A TRABALHAR EM PROL DE TODA A POPULAÇÃO POR MEIO DE REPRESENTANTES ESCOLHIDOS, E AS FORMAS DE RELAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA WAIÃPI (POPULAÇÃO TUPI-GUARANI DO NOROESTE DO AMAPÁ) NA DEFINIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DO CONSELHO APINA. A NECESSIDADE DE QUALIDADES ESPECÍFICAS, COMO O DOMÍNIO DO PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO, PARA ATUAR NESTES NOVOS FÓRUNS DE REPRESENTAÇÃO, COMO O APINA, PRODUZ UMA DIFERENCIAÇÃO ENTRE OS WAIÃPI QUE DÁ SUPORTE A UMA NOVA FORMA DE DISPUTA PELA POSIÇÃO DE LIDERANÇA: A DISPUTA ENTRE JOVENS E VELHOS CHEFES TRADICIONAIS. ESTA DISPUTA SE FAZ POSSÍVEL PORQUE ESTES NOVOS FÓRUNS POSSIBILITARAM QUE OUTRAS QUALIDADES, COMO O DOMÍNIO DO PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO, FOSSEM ADICIONADAS ÀQUELAS QUE TRADICIONALMENTE QUALIFICAM A CHEFIA WAIÃPI.pt_BR
dc.format.extent853687 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
dc.subjectORGANIZAÇÃO POLÍTICApt_BR
dc.subject.otherJOVENS INDÍGENASpt_BR
dc.titleJOVINA, CACIQUE, PROFESSOR E PRESIDENTE: AS RELAÇÕES ENTRE O CONSELHO APIRIA E OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES WAIÃPIpt_BR
Appears in Collections:Jovens Indígenas

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf833.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools