Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2023
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Nyrma Souza Nunes Dept_BR
dc.contributor.authorSILVA, Kátia Dumard Dapt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:37:56Z-
dc.date.available2009-03-14T18:37:56Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2023-
dc.descriptionCFCHpt_BR
dc.description.abstractESTA PESQUISA INVESTIGA QUAIS SÃO AS REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA VIVENCIADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO NOTURNO, JOVENS E ADULTOS, E O QUANTO ESSAS INFLUENCIAM OU NÃO NA ESCOLHA E NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS DISCENTES. O ESTUDO DE CASO FOI O PROCEDIMENTO ADOTADO E VOLTOU-SE PARA ALUNOS DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, NO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS - RJ. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM REALIZADOS TRÊS QUESTIONÁRIOS QUE, POSTERIORMENTE, FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SE DEU NA CONFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE, QUE VALORIZA O RESPEITO AO CONHECIMENTO TRAZIDO PELO ALUNO PARA A ESCOLA E A NECESSIDADE DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA BASEADA NA AÇÃO E NO DIÁLOGO, E CORNELIUS CASTORIADIS, QUE DESTACA A RELAÇÃO DO FAZER/REPRESENTAR VENDO, NESTA, A MANUTENÇÃO DE UMA SOCIEDADE QUE PERMITE A COMUNICAÇÃO DE SEUS INDIVÍDUOS, OBJETIVANDO UMA INSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA. OS RESULTADOS OBTIDOS SUGEREM QUE OS DISCENTES TENDEM A NÃO PERCEBER QUE A ESCOLHA E A PRÁTICA PROFISSIONAL NÃO ESTÃO DIRETAMENTE ATRELADAS AO CONHECIMENTO ESCOLAR SISTEMATIZADO, E QUE, SUAS HABILIDADES, PESSOAL E PROFISSIONAL, PODEM SER, TAMBÉM, APERFEIÇOADAS EM CURSOS EXTRACURRICULARES. QUANDO ALMEJAM AVANÇAR EM SEUS ESTUDOS, O FAZEM MOTIVADOS PELO CONSUMISMO VIGENTE OU PELA EXIGÊNCIA DO MERCADO DE TRABALHO E NÃO POR ACREDITAREM NA ESCOLA COMO UM ESPAÇO PARA A TROCA DE CONHECIMENTOS E, CONSEQÜENTEMENTE, UMA INFLUÊNCIA DETERMINANTE EM SEU COTIDIANO.pt_BR
dc.format.extent264922 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.subjectENSINO NOTURNOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, ESCOLA E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherESCOLA E TRABALHO - os jovens e a escola noturnapt_BR
dc.titleAS REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA VIVENCIADAS PELOS ALUNOS, JOVENS E ADULTOS, NO ENSINO NOTURNO DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS-RJ, E SUAS INFLUÊNCIAS NO TRABALHO PROFISSIONALpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Escola e Trabalho

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf258.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools